Geral

Com calorão, Bombeiros de Garibaldi alertam para riscos de afogamentos

Açudes, banhados, cachoeiras, lagoas e rios são locais muito procurados nesta época do ano
21/01/2022
Portal Adesso - Foto: Divulgação

     Buscando se refrescar do calor intenso nesta época do ano e não gastar dinheiro com isso, banhistas procuram açudes, banhados, cachoeiras, lagoas e rios para nadar, principalmente em localidades do interior. O problema é que muitos destes locais oferecem riscos as pessoas. Diante disso, os Bombeiros Voluntários de Garibaldi orientaram os banhistas a tomarem certos cuidados e ficarem atentas aos locais impróprios para banho, para que afogamentos ou demais acidentes sejam evitados.

     Para o subcomandante da corporação, Daniel Borsoi, o principal é conhecer o local em que se mergulhará. “É fundamental conhecer o lugar que frequentamos, pois muitas vezes não conhecemos e é aí que acidentes podem acontecer. Por isso todo o cuidado é pouco”, ressaltou Borsoi.

     Outra orientação é procurar se banhar em locais de baixa profundidade, de preferência mais próximo da beira. Além disso, é fundamental atentar-se a correnteza que, dependendo da força, pode arrastar uma ou mais pessoas. 

     O subcomandante lembrou também que o mais indicado é nadar em locais que ofereçam maior segurança e acompanhamento de profissionais capacitados, como associações, clubes ou pesque e pague.

     Em 2021 e, até o momento, Garibaldi não teve registros de mortes por afogamentos ou acidentes com banhistas em locais impróprios para banho. Mas todo o cuidado e atenção é pouco para que acidentes ou tragédias sejam evitados.


MAIS NOTÍCIAS