Geral

Prefeitura busca auxílio do Governo para construção de açudes, cisternas e poço

Decisão de aderir ao programa foi tomada durante reunião no gabinete do prefeito
25/01/2022
Portal Adesso - Foto: Divulgação

     Apesar da chuva dos últimos dias ter amenizado a situação da estiagem, a Prefeitura de Garibaldi buscará a ajuda do Governo do Estado para a construção de, pelo menos, 10 açudes, um poço artesiano e cisternas. As ações de enfrentamento à seca fazem parte do programa estadual Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural.

     A decisão de aderir ao programa foi tomada durante reunião, nesta segunda-feira (24), do prefeito em exercício, José Bortolini, e do grupo de trabalho que representa entidades ligadas ao setor primário. O encontro contou com a presença dos secretários de Meio Ambiente, Anderson Dalla Rosa; de Segurança e Mobilidade Urbana, Robson dos Passos; de Habitação, Trabalho e Assistência Social, Clarisse Lagunaz; do extensionista da Emater, Henrique Queiroz; do gerente de assistência técnica da Cooperativa Vinícola Garibaldi, Evandro Bosa; e do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Luciano Rebelatto.

     De acordo com o coordenador da Defesa Civil em Garibaldi, Léo Gusso, algumas localidades marcaram até 90 milímetros de chuva em três dias.

     Para o Secretário Municipal de Agricultura e Pecuária, Lívio Bortolini, a chuva registrada nos últimos dias auxiliou as plantações, mas a situação continua delicada. “Essa chuva amenizou a situação dos locais que ainda não tinham colhido a uva, mas sabemos que quem já havia colhido teve perdas”, salientou Bortolini. 

     No momento, a prefeitura aguarda um retorno do governo estadual sobre o pedido. Os locais para a construção dos reservatórios de água ainda não foram divulgados, mas estão sendo estudados pelo Executivo Municipal. 


MAIS NOTÍCIAS