Saúde

Bento contabiliza 22 focos de dengue em 2022

Secretaria da Saúde alerta para os cuidados no combate ao aparecimento do mosquito
11/02/2022
Portal Adesso - Fotos: Divulgação
Anterior Próximo

     Agentes de endemias da Secretaria da Saúde de Bento Gonçalves já detectaram 22 focos do mosquito Aedes aegypti (Dengue) no município neste ano. Os focos foram localizados nos bairros Fenavinho, Maria Goretti, Progresso, Pomarosa, Botafogo, Zatt, Santa Rita, Aparecida, São Francisco e Santo Antão. Em 2021, foram encontrados 76 focos do mosquito. Até o momento, nenhum caso de dengue foi registrado.

     Diante do número elevado, a prefeitura de Bento, juntamente com a Secretaria de Saúde, está promovendo ações para combater o aparecimento do mosquito e a proliferação de doenças causadas pelo mesmo. Semanalmente os agentes de endemias visitam aproximadamente mil imóveis do município, com o intuito de averiguar as condições sanitárias do local.

     A médica veterinária da Vigilância Ambiental, Analiz Zattera, alertou sobre o aparecimento de focos do mosquito. “O número de focos de mosquito Aedes aegypti está aumentando a cada ano. Apesar de não estarmos verificando pessoas com as doenças da dengue, Zika ou Chikungunya, devemos estar cientes de que o aumento da proliferação acarretará no aparecimento destas doenças”, afirmou Zattera. 

     Ainda de acordo com Analiz, os principais problemas, que ocasionam o aparecimento dos focos são: Lixo reciclável em terrenos baldio, casas e ruas, piscinas não tratadas, caixas de água destampadas ou mal vedadas e caixas de coleta com tampas mal vedadas, onde podem se proliferar nuvens de mosquitos.

     A secretária da Saúde, Tatiane Misturini Fiorio, comentou sobre o trabalho intenso das equipes, e destacou que as ações seguem ao longo de todo o ano. “Nós mantemos todo o nosso trabalho ao longo do ano inteiro, mas nessa época é muito mais intensificado, porque é um período do ano mais complexo, que dá todas as condições favoráveis para uma proliferação mais rápida do mosquito. Os esforços das nossas equipes são muito fortes, no controle, combate, identificação e orientação das pessoas”, destacou a secretária. 

Dicas para se proteger

     O mosquito Aedes aegypti é doméstico, ele está dentro das casas ou muito próximo e se prolifera nestes locais. É importante verificar toda semana, ralos, caixas de coleta de água, pratos de flores, calhas, materiais espalhados pelo pátio, flores mantidas em vasos com água.

     Ao apresentar os sintomas, é muito importante procurar a Unidade de Saúde mais próxima, para diagnóstico e tratamento adequados.


MAIS NOTÍCIAS