Procon alerta para casos de golpe sobre prova de vida por meio de aplicativo
O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), de Garibaldi, alertou a população sobre golpes relacionados a prova de vida dos idosos do município. De acordo com a coordenadora do órgão, Luciana Saleh, os golpistas estão solicitando para as pessoas fazerem a prova de vida do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) de forma virtual. Na ligação telefônica, são falados todos os dados pessoais.
Em seguida é enviada uma mensagem, por WhatsApp, pedindo para que o aposentado envie uma foto de um documento para finalizar o processo. Segundo a coordenadora, após o idoso ser direcionado para o aplicativo e passar todos os dados, é constatado uma solicitação de empréstimo no nome da vítima aos bancos.
O instituto avalia que esse golpe começou a ser aplicado com a ampliação da prova de vida por biometria facial, realizada por meio de aplicativo. "De quarta (16) para quinta (17) tivemos três registros desse golpe aqui em Garibaldi. Esse golpe tinha dado uma parada e está voltando. O INSS não faz contato via telefone nem faz contato por WhatsApp", lembrou.
O INSS entra em contato com o cidadão em situações específicas e para informar a respeito de procedimentos, andamento de requerimentos ou realizar reagendamentos, e, em nenhum momento solicita qualquer informação, como CPF, nome da mãe ou senhas.
O segurado pode receber um e-mail, um SMS, uma carta ou ligação do INSS, sempre por meio dos canais oficiais de atendimento: Meu INSS, Central de Atendimento 135, ou SMS identificado como 280-41. As pessoas são contatadas por meio das informações fornecidas em seu cadastro (e-mail, telefone e endereço) e, por isso, é importante que mantenha o seu cadastro junto ao INSS atualizado com os dados para contato. A atualização pode ser feita pelo Meu INSS e por meio da Central 135.
Por sua vez, quando o segurado entra em contato com o INSS, o Instituto poderá solicitar informações como CPF e nome da mãe para confirmação da identidade do interessado e para que seja respeitado o sigilo das informações. Caso o cidadão que tenha sido notificado e tenha alguma dúvida, ele poderá ligar no 135, o telefone oficial do INSS para ter mais informações. Poderá ainda buscar atendimento por meio do chat humanizado da assistente virtual do INSS, a Helô.