Saúde

Secretária fala sobre novos investimentos para a saúde em Carlos Barbosa

Lenice Sberse Nery foi uma das convidadas do Prato Limpo desta quinta (24)
24/02/2022
Portal Adesso - Foto: Reprodução/ADESSO TV

     A Secretária Municipal de Saúde de Carlos Barbosa, Lenice Sberse Nery, foi uma das convidadas do programa Prato Limpo desta quinta-feira (24), no ADESSO TV. Na oportunidade, ela falou a respeito de novos investimentos que serão realizados na área da saúde do município. A intenção da secretaria é de iniciar esses investimentos a partir de março.

     Para a secretária, a principal novidade será agilizar as cirurgias de média e alta complexidade de pessoas que estão em fila de espera. “Desde o início da pandemia, tivemos muitas dificuldades para realizar esses serviços. Com isso, tivemos muitas pessoas que necessitavam passar por esses procedimentos e ainda não passaram. No ano passado fizemos uma parceria com o Hospital São Carlos, de Farroupilha, para agilizar esse processo e conseguir realizar esses procedimentos”, afirmou.

     Segundo Lenice, cerca de 140 barbosenses aguardam por cirurgias desde 2013. A parceria firmada com o hospital de Farroupilha, que custou em torno de R$ 500 mil, possibilitará a realização desses procedimentos. “Investir na pessoa é o maior investimento. Esses pacientes sofrem devido a suas doenças, então eles serão prioridade”, destacou a secretária.

     Outra intenção da secretaria é de ampliar o atendimento na Farmácia Municipal, passando a funcionar das 6h à meia-noite, sem fechar ao meio-dia. Uma nova unidade da Farmácia Municipal será inaugurada nas dependências do Posto de Saúde da comunidade do Cinco da Boa Vista, atendendo as necessidades da população e facilitando o acesso aos medicamentos.

     Ainda neste ano, a secretaria pretende implementar os Programas Saúde do Escolar (PSE) e Prevenção de Cáries, ambos voltados para os estudantes. Diversas melhorias também serão realizadas nos espaços físicos, incluindo nova pintura da Farmácia Municipal, do prédio que abriga o Centro Radiológico e também do Centro de Saúde, que terá os problemas no telhado solucionados, através de licitação. 

     O Centro Municipal de Atendimento Psicossocial (CEMAPS) mudará o nome para Centro de Atenção Psicossocial (Caps I), passará a atender no horário do meio-dia e também contará com profissionais de Enfermagem para receber os pacientes.

     Pelo interior, o Posto de Saúde de Arcoverde receberá melhorias como o controle de infiltrações de água e umidade, instalação de gessos no piso e teto, bem como, nova pintura externa.

     Em questão de tecnologia, a aquisição de novos computadores e um software que irá interligar informações da Secretaria da Saúde com as demais, auxiliando no atendimento à população, também estão entre as metas para este ano. Um gerador de energia elétrica, comprado em 2021, também será instalado nas dependências da Secretaria. Além de todas estas melhorias, dois novos veículos e uma ambulância para o SAMU também estão previstos entre os investimentos.

     Para acompanhar a entrevista completa com a Secretária Municipal de Saúde de Carlos Barbosa, Lenice Sberse Nery, acesse o link a seguir: https://www.facebook.com/PortalAdesso/videos/253534613509149 


MAIS NOTÍCIAS