Coronavírus

Uso de máscara para crianças até 12 anos deixa de ser obrigatório no Estado

Cerca de 40% do público infantil entre cinco e 11 anos já foi vacinado contra o coronavírus
27/02/2022
Portal Adesso - Foto: Reprodução\Freepik

     O Governo do Estado anunciou, neste sábado (26), que o uso de máscara de proteção individual para crianças menores de 12 anos deixa de ser considerado protocolo obrigatório pelo Sistema 3AS de Monitoramento, no Rio Grande do Sul (RS). A decisão foi oficializada após publicação do Decreto 56.403 no Diário Oficial do Estado. Para crianças entre seis e 11 anos, a máscara passa a ser protocolo recomendado.

     O parecer técnico que embasa o regramento, assinado pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), da Secretaria Estadual da Saúde (SES), levanta pontos de atenção que devem ser considerados para o uso recomendado da máscara em crianças entre seis e 11 anos. Um desses aspectos é a transmissão generalizada, comunitária ou sustentada da doença. Também deve-se observar a capacidade individual da criança nos cuidados com a manipulação da máscara. Para crianças que convivem com pessoas que tenham alto risco de desenvolvimento de doenças graves, o uso de máscara é aconselhado.

     A justificativa da SES também reforça a importância da vacinação para que vírus respiratórios sejam mitigados. Cerca de 40% do público infantil entre cinco e 11 anos já foi vacinado contra o coronavírus desde o início da imunização para essa faixa etária no Estado, o que contribui para o controle do vírus nos ambientes.


MAIS NOTÍCIAS