Coronavírus

Garibaldi, Carlos Barbosa e Bento retornam a bandeira laranja

Na live desta segunda-feira (29), o governador Eduardo Leite confirmou o retorno da região a bandeira menos restritiva
29/06/2020
Portal Adesso - Foto: Divulgação

     O Governador do Estado, Eduardo Leite, anunciou, em uma live realizada na tarde desta segunda-feira (29), que a macrorregião de Caxias do Sul, da qual fazem parte as cidades de Garibaldi, Carlos Barbosa e Bento Gonçalves, retorna a bandeira Laranja. Com essa situação, os estabelecimentos considerados não essenciais poderão voltar as atividades.

     Em sua fala Eduardo Leite apontou os motivos do retorno da Região da Serra para a bandeira laranja, entre elas a diminuição no percentual de internações hospitalares em decorrência do covid-19. “A região da Serra observou uma melhoria. Tinha registrado 88 internações na semana anterior e foram 76 internações nesta última semana, uma redução de 14%”, afirmou o governador.

     Além desse dado, a estabilização no número de internados em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) também levaram o Gabinete de Crise do Governo Estadual a reconsiderar a classificação das bandeiras para a macrorregião. “A gente tinha observado a região da Serra, ao longo do mês de maio, com entorno de 20 internações de UTI. Então a Serra disparou para 44 internações, nas primeiras semanas de junho, foi o que levou a região a bandeira vermelha. Depois ela reduziu para 34 e tem girado, ao longo dos últimos dias, entre 35 e 40. Então não está sendo observado uma curva crescente no número de internações”.

     O Governador encerrou sua fala afirmando que a situação da Serra inspira cuidados, pois alguns outros indicativos migraram da bandeira laranja para a preta, como por exemplo no número de óbitos registrados em decorrência do Covid-19. “Já conversei com os prefeitos e alertei que é preciso tomar todos os cuidados com a fiscalização, com os protocolos e com a análise cuidadosa dos surtos que por lá se observaram”, declarou. 


MAIS NOTÍCIAS