Política

Deputados aprovam cassação de mandato de Ruy Irigaray

Ele foi o primeiro parlamentar a ser cassado por seus colegas nesta legislatura
23/03/2022
Agência de notícias ASLR - Foto: Divulgação/ASLR

     O plenário do Legislativo do Rio Grande do Sul (RS) aprovou, na sessão da tarde desta terça-feira (22), a perda de mandato parlamentar do deputado Ruy Irigaray (PSL). Antes, os deputados já haviam aprovado a prorrogação de contratos emergenciais no Departamento de Perícia Médica e Saúde do Trabalhador, que trancava a pauta de votações. Os demais projetos previstos não foram deliberados em função da falta de quórum, verificada após solicitação do deputado Eric Lins (DEM). 

     O PR 15 2021, da Comissão de Ética Parlamentar, que declara a perda de mandato parlamentar do deputado, recebeu 45 votos favoráveis e três contrários. Ele foi o primeiro parlamentar a ser cassado por seus colegas nesta legislatura e o terceiro na história da Casa, já que na legislatura anterior perderam o mandato Dr. Basegio (PDT), em 2015, e Mario Jardel (PSD), em 2016. 

     O parlamentar foi acusado por ex-assessoras de utilizar mão-de-obra de servidores vinculados ao seu gabinete parlamentar na reforma de um imóvel e em tarefas domésticas, solicitar parte dos salários de funcionários, prática conhecida como rachadinha, e atacar desafetos por meio de perfis falsos nas redes sociais. 

     A denúncia foi aceita pela Comissão de Ética, que instalou uma subcomissão processante para analisar as denúncias. Em 29 de novembro, a subcomissão apresentou relatório, aprovado por unanimidade pela comissão, recomendando a cassação do mandato de Irigaray por promover o desvio de função de servidores de seu gabinete. Em 22 de fevereiro de 2022, a Comissão de Constituição e Justiça aprovou, também por unanimidade, parecer ao projeto da Comissão de Ética. Em 8 de março, a Mesa Diretora tomou conhecimento da matéria, que foi incluída na Ordem do Dia em 9 de março. Na semana passada, os líderes definiram a inclusão do PR na sessão de hoje. 

     Ruy Irigaray (PSL) agradeceu o público que veio de várias cidades do RS para apoiá-lo nas galerias do plenário. Ele refutou as denúncias e lembrou que das três acusações, duas foram arquivadas pela Comissão de Ética, restando o desvio de funções dos servidores. Disse que as ex-assessoras que o denunciaram adulteraram documentos e que o imóvel onde os servidores, conforme a denúncia, teriam prestado serviços fora do horário de funcionamento da Casa foi utilizado como seu gabinete funcional durante a pandemia, fato informado à ALRS em maio de 2020. "A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul foi induzida ao erro", declarou. Disse que outras denúncias contra ele no Ministério Público, feitas pelo deputado federal Bibo Nunes (PL/RS), e no governo do Estado foram arquivadas. Ao concluir, Irigaray citou um fato novo, que foi a conclusão de um inquérito pela Polícia Civil em que ele é vítima. "O inquérito mostra a conspiração política que foi feita contra mim”, finalizou. 


MAIS NOTÍCIAS