Saúde

Bento amplia cirurgias de média-complexidade e pacientes serão atendidos em Garibaldi

Estima-se que cerca de 7 mil pessoas estão na fila de espera para a realização de procedimentos
25/03/2022
Portal Adesso - Foto: Divulgação

     A Prefeitura de Bento Gonçalves, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou uma força-tarefa para ampliar as cirurgias de média-complexidade. Entre as medidas está o credenciamento de instituições, através de chamamento público, para prestação do serviço. O Hospital Beneficente São Pedro (HBSP) de Garibaldi, é uma das instituições inscritas e realizará atendimentos de pacientes bento-gonçalvenses. Nesta sexta-feira (25), os primeiros 40 pacientes já foram encaminhados para o hospital garibaldense.

     Conforme a diretoria do HBSP, serão realizados até 100 procedimentos mensais das mais diversas especialidades. “Vamos auxiliar os procedimentos atrasados de pacientes de Bento, que não foram realizados devido a pandemia. É uma ajuda necessária pois Bento conta com uma grande fila de espera”, falou Rangel Carissimi, gerente financeiro do hospital.

     A meta é alcançar os pacientes que aguardam há mais tempo por uma cirurgia eletiva e reduzir a atual demanda reprimida, estimada em cerca de 7 mil pessoas. De acordo com a Secretária de Saúde de Bento, Tatiane Misturini Fiorio, procedimentos de ortopedia (2.878) e cirurgia geral (1.402), são os que mais concentram pacientes com cirurgias atrasadas. 

     “A saúde pública enfrentou um período bem delicado com a pandemia, onde os procedimentos precisaram ser cessados por completo, para atendimento dos pacientes da covid-19. E agora, com a estabilização dos dados, nossa preocupação se volta para a ampliação das cirurgias eletivas. Por isso, precisamos ampliar as possibilidades de atendimento, para reduzirmos consideravelmente as filas de espera”, disse a Secretária.

     O prefeito Diogo Siqueira, que esteve nesta quinta-feira (24) no Hospital São Pedro, destacou “que era uma ação necessária para que pudéssemos fazer a fila de cirurgias andar. É um passo muito importante para a saúde do nosso município”, falou Siqueira.

     Para a realização dos procedimentos, a prefeitura de Bento fornecerá um aporte financeiro de R$ 407 mil mensais aos hospitais credenciados. 


MAIS NOTÍCIAS