Política

Pesquisadores da Universidade de São Paulo acompanharão eleições em Garibaldi

Objetivo é identificar eventuais pontos que levem à melhoria do sistema eletrônico de votação no futuro
31/03/2022
Portal Adesso - Foto: Divulgação/TSE

     Um grupo de pesquisadores do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (Larc) da Universidade de São Paulo (USP) acompanhará, a partir deste sábado (02), os procedimentos de preparação e as novas eleições para a Prefeitura de Garibaldi, que ocorrerão no domingo (03). Na visita, os integrantes da USP verão de perto a preparação de uma eleição oficial para a identificação de eventuais pontos de melhoria e para verificar a viabilidade de propostas em debate no projeto Eleições do Futuro, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

     A equipe da Universidade será composta pelos pesquisadores Eduardo Seiti Teruiya, Fernando Frota Redigolo e Ákio Nogueira Barbosa. Os especialistas visitarão, ao longo do domingo, diversos locais de votação. Antes disso, acompanharão a montagem de algumas seções eleitorais e o início da votação no município. A partir das 17h, integrantes da equipe presenciarão os procedimentos de encerramento da eleição em determinadas localidades, bem como a totalização dos votos do pleito.   

     Na qualidade de representantes do TSE, estarão presentes em Garibaldi o coordenador de Modernização e gerente técnico do Projeto Eleições do Futuro, Celio Wermelinger; o coordenador de Sistemas Eleitorais, José Cruz; o chefe da Seção de Totalização e Divulgação dos Resultados, Alberto Cavalcante; o coordenador de Tecnologia Eleitoral, Rafael Azevedo; o chefe da Seção de Voto Informatizado, Rodrigo Coimbra; e o chefe da Seção de Gestão de Certificação Digital, Francisco Dejardene.

     Também participará o servidor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) Antônio Ésio Marcondes Salgado. Integrante da equipe que informatizou o processo de votação e criou a urna eletrônica em 1996, ele tem contribuído desde o início do projeto.

Candidaturas

     As eleitoras e eleitores de Garibaldi escolherão no domingo (03) o futuro chefe do Executivo local entre os candidatos Sandro Cisilotto Garda (PT) e Sérgio Chesini (PP). O novo pleito foi convocado devido a decisão proferida pela Justiça Eleitoral de cassar o diploma do prefeito, Alex Carniel (PP), acusado de irregularidades nas Eleições de 2020.

     A legislação determina a realização de eleições suplementares sempre que mandatários municipais são cassados ou afastados de maneira definitiva do cargo pela Justiça Eleitoral. 


MAIS NOTÍCIAS