Política

De costas para o povo barbosense, presidente da Câmara aprova aumento de 45% aos servidores

Vereadora Lucilene Marchi (PDT), não deu ouvidos para a comunidade contra o reajuste e promulgou o aumento aos servidores
11/04/2022
Portal Adesso - Foto: Site Câmara Carlos Barbosa

     Em 2009, um deputado federal gaúcho que era relator de um processo na comissão de ética na Câmara Federal disse: “Estou me lixando para a opinião pública”. Sua fala causou repercussão nacional e fez com que o político ficasse marcado pelo ato. 

     Já em 2022, situação semelhante ocorre em Carlos Barbosa, onde os vereadores da cidade, não precisaram falar nada para deixar a comunidade indignada, bastou apenas votarem favoráveis a um reajuste absurdo de mais de 45% concedido a servidores da Câmara Municipal.

     Mesmo estando em época de pandemia, onde muitas pessoas ficaram sem emprego, os políticos barbosenses resolveram ficar de costas para o povo e unanimes, decidiram que os servidores da Casa Legislativa “mereciam um aumentinho”. Com a benesse, o secretário da Câmara que é um cargo de comissão (Cc) passará a receber mais de R$ 10 mil mensais. Em Garibaldi, o mesmo cargo recebe um salário de menos da metade do valor. As justificativas dos vereadores que aprovaram o reajuste são as mais estapafúrdias possíveis.

     O prefeito de Carlos Barbosa Everson Kirch (PP), concedeu reajuste a todos os servidores do município com o índice de 16,12%, mas a Mesa Diretora da Câmara achou que era muito pouco para os servidores do legislativo, e eles deveriam receber além destes 16,12% mais 28,94%, pois ficaram sem aumento durante os dois anos de pandemia. 

     Com a polemica gerada, o projeto foi aprovado pela Mesa diretora da Câmara e enviado para que o prefeito Kirch sancionasse. Kirch não assinou o projeto e após 15 dias em seu gabinete, o mesmo devolveu para a Câmara de Vereadores, onde a vereadora e presidente da Câmara, Lucilene Marchi (PDT), que também é funcionária pública, promulgou o reajuste na última quinta-feira (07).

     Para saber quanto cada servidor passará a receber após o aumento, basta acessar o Portal da Transparência da Câmara de Carlos Barbosa.

https://www.carlosbarbosa.rs.leg.br/transparencia/recursos-humanos



MAIS NOTÍCIAS