Economia

Pedágio na nova praça de Carlos Barbosa vai custar R$ 7,84 em cada sentido

Já o da RS – 122 que hoje custa R$ 6,50 em único sentido passará a ser cobrado na ida e volta. Valor será de R$ 9,82 em cada sentido
13/04/2022
Portal Adesso

     Na tarde desta quarta-feira (13), a serra gaúcha mais uma vez foi prejudicada por projetos mal pensados pelo Governo do Estado. Assim, como fez o ex-governador Antônio Brito (MDB) nos anos 90, Eduardo Leite (PSDB), deixou seu “pacote de maldades” para os contribuintes gaúchos. Sem debater a concessão de rodovias com a população, o governo enviou projeto de concessão e criará 22 novas praças de pedágios no Rio Grande do Sul. 

     Uma das praças será no km 06 da RS 446 em Carlos Barbosa, onde para passar pelo local, os motoristas de automóveis vão pagar R$ 7,84 em cada sentido. Caminhões e ônibus, o valor será ainda maior. Para ir a Porto Alegre, quem sai de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa terá que pagar R$7,84 na praça de Carlos Barbosa, mais R$ 9,82 na praça da RS 122 em Portão que dá um total de R$ 17,66. Somada a volta o valor final chega a R$ 35,32.

     O Consórcio Integrasul, único participante do leilão de rodovias, venceu a concessão para implantar praças de pedágio em 271,5 km de rodovias estaduais. O valor do deságio foi pífio, ou seja, apenas 1,30% a menos no valor que serão cobrados nas praças. O edital contempla investimentos de R$ 3,4 bilhões e o projeto prevê execução de obras e exploração dos serviços de operação, conservação, manutenção, melhoramentos e ampliação da capacidade da infraestrutura de transportes. Serão 116,4 quilômetros de duplicações e 59,96 quilômetros de terceiras faixas. A concessão terá prazo de 30 anos.

     A assinatura do contrato tem prazo estipulado de 120 dias a partir da homologação do resultado do leilão. Quando a concessão entrar em vigor, a cobrança tem início nos pedágios já existentes, enquanto nos demais o preço começa apenas após um ano de contrato. As tarifas ainda passarão por correção, com base na inflação, no momento em que as cancelas começarem a funcionar.

     Com atuação em oito estados, a empresa Silva & Bertoli tem sede em Curitiba e é dona da construtora Neovia. Já a Gregor é de Araucária (PR) e atua, principalmente, com aluguel de imóveis próprios. Com a vitória no leilão, o consórcio Integrasul terá que administrar 271,54 quilômetros de rodovias por 30 anos, dos quais 119,46 quilômetros precisão ser duplicados. O trecho contempla RS-122, RS-240, RS-287, RS-446 e RS-453, além da BR-470, que ainda depende de transferência da União para o Estado. 

     Os preços sofrerão reajustes anuais com base no IPCA e também terão incremento na medida em que as duplicações forem realizadas. Não estão previstas isenções.



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