Geral

Obra de 325 metros que custou R$ 4 milhões, não possui um simples hidrante

Começam a aparecer problemas na revitalização do Centro Histórico de Garibaldi. Obra foi inaugurada em 2016
04/05/2022 Em Garibaldi
Portal Adesso - Foto: Arquivo

     Com suspeita de superfaturamento e fraude à licitação, a obra de revitalização da rua Buarque de Macedo no centro histórico de Garibaldi está aguardando julgamento no Fórum de Garibaldi. O processo crime que foi movido pelo Ministério Público está desde julho de 2020 na comarca aguardando os tramites. 

     O trecho construído tem 325 metros, e foi inaugurado no dia 22 de julho de 2016 pelo ex-prefeito Antônio Cettolin (MDB), e demorou 10 meses para ser concluído. O projeto, alargou calçadas, que passou de dois para quatro metros, instalou nova iluminação e escondeu fios, realizando o cabeamento subterrâneo da rede elétrica e telefônica. 

     Mesmo sendo um pequeno trecho, a obra custou aos cofres públicos quase R$ 4 milhões, porém, com todo o valor investido, ela não possui um único hidrante para o corpo de bombeiros abastecer os caminhões em caso de incêndio. 

     Neste trecho, existem cerca de 35 casarões históricos e um incêndio de grandes proporções traria muitas dificuldades para os bombeiros combaterem, pois seria preciso o deslocamento de caminhões até algum hidrante e este tempo pode ser crucial no combate às chamas.

     O ex-vereador Luiz Carlos Rodrigues, o Bombeiro (PP), cobrou muito da antiga administração de que se colocasse alguns hidrantes neste trecho, mas nunca foi ouvido. No último final de semana, o incêndio que consumiu o prédio do antigo hotel Garibaldi que fica a poucos metros de de onde se inicia o Centro Histórico, trouxe à tona esta preocupação. 

     Agora, para a atual gestão colocar hidrantes ou pensar em mais segurança no local, é necessário abrir calçadas e gastar novamente dinheiro público na obra que já consumiu muito dinheiro do contribuinte de Garibaldi.

     Conforme a Secretaria Municipal de Obras, um estudo vai ser realizado para identificar onde deveriam ser colocados hidrantes e também o valor que deve ser investido. 



MAIS NOTÍCIAS