Tempo

Temperaturas devem despencar na próxima semana

Previsão indica possibilidade de frio histórico a partir da próxima terça-feira (17)
12/05/2022
Portal Adesso

     De acordo com a previsão do tempo, nos próximos dias e principalmente na próxima semana, o clima na Serra em em todo o Estado deverá mudar bruscamente. Segundo o portal Climatempo, as temperaturas  já começam a cair nesta sexta-feira (13), mas é especialmente a partir de terça-feira (17) que as temperaturas devem ter uma queda mais brusca. Uma frente fria deverá avançar neste fim de semana, acompanhada de um ciclone extratropical — que vai ficar parado por vários dias no oceano — e de uma intensa massa de ar polar.

     Embora ainda seja cedo para cravar as temperaturas previstas para a próxima semana, praticamente todas as regiões podem ter mínimas abaixo de 10ºC, incluindo temperaturas negativas. As máximas, de forma generalizada, não devem chegar a 20ºC. Como de costume, a região serrana deve sentir de forma mais intensa o frio. Há possibilidade de geada para todo o Estado, mas desta vez com risco de maiores danos à agricultura do que a geada desta sexta-feira (13) .

     Essas baixas temperaturas serão combinadas com um tempo estável em praticamente todo o Estado, tendo uma semana caracterizada por sol e frio. Região Metropolitana e regiões Sul, Norte e Fronteira Oeste não têm previsão de chuva. A única região que deve registrar instabilidades é a Serra, especialmente na terça e na quarta-feira (18), mas são pancadas isoladas, rápidas e com volumes baixos.

Chance de neve

     Embora bem remota, há, de acordo com a Climatempo, possibilidade de neve no Rio Grande do Sul. Isso porque os ventos frios da massa de ar polar vão se espalhar sobre o Brasil e o ciclone no oceano ajuda a levar um pouco de umidade para o continente.  A junção da umidade com o ar frio cria condições para neve ou alguma outra precipitação invernal, especialmente nos pontos mais altos da serra gaúcha na terça e na quarta-feira.

MAIS NOTÍCIAS