Agricultura

COOPEG é apresentada como boa prática no site da ONU

17/07/2015
Texto e Fotos: Site COOPEG

     A Cooperativa de Produtores Ecologistas de Garibaldi (COOPEG) está presente no site da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), na Plataforma de Boas Práticas para o Desenvolvimento Sustentável, como uma alternativa de produção agroecológica cooperativa. Acesse aqui para ver a participação.

      A COOPEG também é apresentada como uma instituição parceira do projeto, que tem o objetivo de difundir as boas práticas realizadas na Região Sul do Brasil, para que mais pessoas, governos e entidades possam conhecê-las e aplicá-las. Publicada na plataforma, a proposta da COOPEG pode ser conhecida internacionalmente, já que o espaço tem como foco disseminar as alternativas de desenvolvimento sustentável a entidades, governos, agentes públicos e agricultores da América Latina e África. Para participar, a COOPEG foi selecionada pela FAO e precisou preencher um formulário detalhado das práticas, metodologias e objetivos, explicando o diferencial da Cooperativa, que é viabilizar economicamente as pequenas propriedades rurais, com uma visão produtiva ecológica e sustentável.

A COOPEG


     No ano de 1999, no Município de Garibaldi, Serra Gaúcha no RS, nasceu a COOPEG – Cooperativa de Produtores Ecologistas de Garibaldi Ltda. Foi constituída juridicamente em 25 de julho de 2001 com 31 associados. Formada por pequenos agricultores familiares, preocupados não só nos aspectos produtivos e quantitativos, mas na construção de um ambiente sadio, limpo e harmônico com responsabilidade social. Tem sua atividade baseada na produção orgânica sem uso de agrotóxicos.

     Atualmente produz uva orgânica, hortifrutigranjeiros, sucos, vinhos, espumantes e doces elaborados de forma artesanal aliando o saber popular da tradição italiana ao conhecimento técnico científico. A Coopeg contribui para o desenvolvimento social das famílias, incentivando a permanência do homem no campo, contribuindo para uma sociedade mais justa e um planeta mais limpo e sustentável.

 

MAIS NOTÍCIAS