Geral

Nutricionista da Prefeitura de Garibaldi participa do Programa Prato Limpo

Janete Weber explica sobre o suporte nutricional nas creches municipais
08/06/2022 Em Garibaldi
Portal Adesso - Adesso TV/reprodução

    Na tarde desta quarta-feira (8), a nutricionista da Prefeitura Municipal de Garibaldi, Janete Weber participou do Programa Prato Limpo. A especialista abordou a respeito da alimentação e das avaliações nutricionais realizadas nas creches municipais. 

     A secretaria Municipal de Educação iniciou as avaliações nutricionais anuais nas escolas públicas de educação infantil de Garibaldi. A iniciativa começou em maio e a EMEI Crescendo com Alegria foi a primeira instituição a participar da ação. As visitas são realizadas pela nutricionista da prefeitura, Janete Weber.

    De acordo com Janete Weber alimentação das crianças tem alto valor nutricional.  Desde 2020 o município está sob uma Legislação Federal trabalhando a alimentação infantil com zero ultraprocessados, ou seja, estamos evitando alimentos industrializados e com zero açúcar. Estamos priorizando alimentos “in natura” como frutas e legumes orgânicos, por exemplo. “Estamos adotando uma alimentação raiz sob um aspecto mais saudável de comida de verdade para todas as crianças.”

    É uma alegria estar aqui podendo compartilhar um pouco  deste projeto que beneficiará diversas crianças. Este trabalho que estamos realizando em conjunto com as escolas é uma das atribuições do profissional de nutrição e tem sido realizada ao longo dos anos. Exceto neste período da pandemia, retomamos em maio novamente com as pesagens e avaliações nutricionais, ressalta Janete. 

    Em Garibaldi, diversas crianças frequentam as escolas de educação infantil no período integral (manhã e tarde) e, por isso, fazem as principais refeições do dia na escola. De acordo com Janete Weber, a gestão municipal tem a obrigação de fornecer a essas crianças 70% das necessidades alimentares diárias.

    O processo de avaliação individual de cada criança inicia pela verificação (aferimento) de peso e estatura, identificando as que estão em desajuste nutricional (baixo peso, sobrepeso e obesidade) e dando atenção e acompanhamento especial para o caso. Também foram analisadas as refeições oferecidas no dia, verificando possíveis dificuldades e orientando as monitoras sobre como devem tratar o momento da alimentação. Segundo a nutricionista, a família é comunicada e, com a escola, pode auxiliar a criança.

    A especialista destaca que as crianças são capazes de absorver muita informação, captando aprendizados que levarão para a vida toda. 


MAIS NOTÍCIAS