Geral

Arquiteta participa do Programa Prato Limpo desta quinta-feira

Angélica Pelizzari, explica porque obra no Centro Histórico de Garibaldi gerou polêmica
23/06/2022 Em Garibaldi
Portal Adesso - Foto: Portal Adesso/reprodução
Anterior Próximo

     A arquiteta e design de interiores, Angélica Pelizzari, participou  do Programa Prato Limpo desta quinta-feira (23).   Angélica, explica em detalhes sobre a polêmica referente a obra na Rua Buarque de Macedo,  número 1.395 ao lado do tradicional Café Luna Park.

     De acordo com a arquiteta,  a residência localizada neste endereço não é considerada patrimônio histórico municipal. A obra que está ocorrendo no momento, se trata de um trabalho externo contratado pelos proprietários do imóvel. Em seguida, no local funcionará uma cervejaria. 

    Essa é uma propriedade particular e não é considerada patrimônio  histórico. Então, por alguns momentos ela tem uma diferença, quando não se diz patrimônio histórico podem ser feitas reformas. Este imóvel, está inserido na zona histórica de Garibaldi e precisa passar por um órgão competente de avaliadores para informar se é possível e viável realizar as modificações solicitadas. 

    A reforma deste imóvel, está tem objetivo de proporcionar acessibilidade aos frequentadores do futuro empreendimento. Anteriormente,  a residência possuía um degrau na entrada dificultando o acesso de cadeirantes no local. Em função deste imóvel estar adotando outro seguimento, às normas de PPCI foram seguidas e por isso as janelas estão nos padrões estabelecidos e juntamente com a  porta de acesso que recebeu um alargamento.  

   Segundo informações, a casa teria em torno de 70 anos e em virtude do tempo sofreu problemas estruturais. O piso de madeira, por exemplo,  estava muito danificado, as janelas foram removidas juntamente com os degraus. A fachada sofreu alterações pontuais com objetivo de estar dentro dos padrões exigidos pelas normas de PPCI.

   Angélica Pelizzari  ressalta ainda que, no local funcionará uma cervejaria em parceria com uma petiscaria que fornecerá os petiscos para os frequentadores do loca.   

   A prefeitura de Garibaldi,  publicou uma nota oficial  na manhã desta quinta-feira (23),  com objetivo de esclarecer as polêmicas em torno da obra que está sendo realizada número 1.395, da Rua Buarque de Macedo.        Prefeitura esclarece que:

- O prédio é de natureza privada, cabendo ao proprietário definir sua utilização, porém seguindo os regimentos estabelecidos pela Gestão Municipal;

- Apesar de estar no zoneamento denominado Centro Histórico, o edifício não integra o Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e, desde 2020 possui licença para realização de intervenções no espaço para adequá-lo ao uso comercial, principalmente em relação à acessibilidade;

- Em julho de 2021, o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico Artístico e Cultural de Garibaldi negou um pedido de novas alterações no projeto pelo risco de descaracterização da identidade do local;

- Desde então, o Conselho iniciou tratativas com o técnico responsável e com o proprietário para avaliar alternativas na solução da acessibilidade. 

- Em abril de 2022, foi autorizada uma intervenção no local para torná-lo acessível. Por questões estéticas e de funcionalidade, foi aprovada ainda a ampliação de janelas, assegurada a preservação da identidade do espaço.

Em obras do gênero, cabe ao município dialogar com os proprietários para encontrar a melhor solução.   Importante ressaltar que Garibaldi possui, hoje, sete edificações tombadas: Capela de São Panataleão, Antiga Delegacia de Polícia, Museu Antiga Sociedade Italiana, Prédio Antigo da Prefeitura Municipal, Mansão Mazzini, Igreja Matriz São Pedro de Garibaldi e Casa de Pedra da Família Cercatto.  



MAIS NOTÍCIAS