Política

Ex-vereador Rubbo é absolvido da fraude no concurso da Câmara de Bento

Ex-presidente do Legislativo foi inocentado por insuficiência de provas
23/06/2022 Em Bento Gonçalves
Portal Adesso - Foto: Arquivo

    O ex-presidente da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, Valdecir Rubbo (Republicanos), foi absolvido das acusações de fraude no concurso público de 2014 da Câmara de Vereadores, por insuficiência de provas.

    Rubbo havia sido condenado por falsidade ideológica e corrupção ativa m primeira instância pela 2ª Vara Criminal de Bento Gonçalves a quatro anos de prisão. No entanto, ao ser julgado em segunda instância pela 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça, em Porto Alegre, foi absolvido por unanimidade. Todos os envolvidos no caso abriram mão de entrar com recurso contra a decisão, inclusive o Ministério Público.

   O sócio da empresa responsável pelo concurso, Maicon Cristiano de Mello, foi condenado a 1 ano e meio, devido a delação premiada, a qual indicou a participação de Rubbo no crime.

    O advogado de defesa do ex-vereador, William Klaus, afirmou que seu cliente está feliz com a decisão, que foi emitida no dia 18 de maio. “Rubbo está satisfeito que a justiça foi restabelecida e foi comprovada sua inocência. Futuramente ele anseia voltar para o meio político”, apontou. 

   Relembre o caso

    Durante as investigações, Rubbo e Maicon Cristiano de Mello (sócio da empresa IDRH) foram acusados de fraude com o objetivo de aprovar oito pessoas indicadas pelo então presidente da Câmara. 

    Segundo as denúncias, foram ofertados R$ 5 mil a Mello para conseguir a aprovação dos indicados. Também constavam na denúncia a esposa de Mello, Francieli Rech Fragoso, além do empresário Ernesto Hattge Filho, mas os dois foram absolvidos.  

    O caso veio à tona a partir da Operação Cobertura em 2015, que combateu fraudes em licitações de seis municípios que realizaram concursos públicos.


MAIS NOTÍCIAS