Eventos/Cultura

"Esquenta Festiqueijo" acontece neste domingo

Desfile Temático acontecerá junto com Vila das Etnias
26/06/2022 Em Carlos Barbosa
Portal Adesso- Foto: Prefeitura de Carlos Barbosa/Divulgação
Anterior Próximo

    Neste domingo (26), a partir das 14h30min, a 31ª edição do Festiqueijo promoverá o Desfile Temático, com início na esquina das ruas Buarque de Macedo com a Borges de Medeiros até a Assis Brasil. O evento precede o Festival, que acontecerá de 1 a 31 de julho de sexta a domingo.

    O desfile terá a participação dos tradicionais carros alegóricos, repleto  de músicas folclóricas,  centenas de figurantes com trajes típicos que vão invadir a principal avenida da cidade numa demonstração de resgate e preservação das etnias predominantes na história do município. A equipe da Gincana Festiqueijo, Otávio Augusto, vai representar a etnia Alemã; a Kicerração, a Italiana; Tutti Matti, a Polonesa e Porcchi & Madone, a Suíça. Cada equipe deve apresentar seis alas, obedecendo a seguinte ordem: Abertura, Casais dançando músicas folclóricas, Carro Alegórico simbolizando a etnia, Família descendente da linhagem, Gastronomia e Cultura.

   Os grupos têm o desafio de apresentar o espetáculo a céu aberto. A criatividade e o respeito a tradição e o legado cultural serão evidenciados durante o desfile. O trajeto contará ainda, com  a presença da Senhorita Festiqueijo, Kelly Cristina Guedes, e sua Dama de Companhia, Brenda Pagliarini Sartori. 

   De acordo com o Secretário de Turismo de Carlos Barbosa e diretor de Gestão Pública do evento, Fábio Rogério Basso, com estas inovações, a cidade amplia a oferta de atrativos na alta temporada, presenteando os barbosenses.

   Marcius Dal Bó, diretor de Marketing e Planejamento do Festiqueijo 2022, ressalta que a proposta do Festival é homenagear a todos que construíram Carlos Barbosa. “Com a ação, vamos integrar a comunidade à sua identidade étnica e tornar público essa característica, tanto para quem mora aqui quanto para quem é de outras regiões e virá prestigiar o evento”.


MAIS NOTÍCIAS