Turismo e Gastronomia

Garibaldi Gastrô 2022 é lançado oficialmente

6ª edição do evento acontece nos dias 18 e 19 de agosto. Trem do vinho fechará a programação
05/07/2022
Portal Adesso - Foto: divulgação

     O Garibaldi Gastrô promete voltar às origens através de experiências únicas em 2022. Depois da primeira atividade – o almoço solidário, realizado em maio –, o auge da programação da 6ª edição acontece nos dias 18 e 19 de agosto. Nesses dias, uma intensa agenda de oficinas, bate-papos e visitas técnicas encerra com o tradicional Jantar a bordo da Maria Fumaça – Trem do Vinho. O lançamento oficial da programação deste ano aconteceu na noite de segunda-feira, 04/07, na Trinker Cervejaria Brew Pub, local onde será realizado o Prosa Gastrô.

A programação inicia no dia 18, já pela manhã, com oficinas e bate-papos com chefs e convidados especiais que se estendem até o final do dia, na Trinker. No “menu” de experiências estão atividades que envolvem temas como o Reino dos Fungos, transformação dos alimentos, Gastronomia Vibracional e alimentos do dia a dia, como café, pão e chocolate. Também estão previstas degustações de vinhos, pães, azeites, miniporções de pratos e cervejas. A programação segue no dia 19, pela manhã, quando a novidade desta edição entra em cena. Entre 9h e 11h30 acontecem visitas técnicas simultâneas a dois estabelecimentos tradicionais da cidade: a Osteria Della Colombina e o restaurante Valle Rustico. Na Osteria, os participantes terão contato com técnicas de plantio orgânico e produção biodinâmica e poderão conhecer a história do restaurante familiar e degustar delícias da Chef Odete Bettú Lazzari. Já no Valle Rústico, uma oficina de mate doce, um bate-papo com o renomado Chef Rodrigo Bellora e uma degustação de diferentes tipos de mel de abelhas nativas permitirão que os participantes conheçam a importância da valorização de ingredientes locais utilizados de forma surpreendentemente simples e com excelência.

     O tradicional Jantar a bordo da Maria Fumaça – Trem do Vinho, fecha a programação na noite do dia 19, com um menu assinado pelos chefs que farão parte da programação dentro da temática “terra”. No cardápio, pães de fermentação lenta, terrines de pato e de porco da raça Moura, compota de frutas, geleias, antepastos, queijos gaúchos e charcutarias autorais (Boas-vindas); Minilegumes e farofa de “terra” (Entrada); Creme de cogumelos silvestres com crocante de sementes e pimenta calabresa, finalizado com azeite defumado e mini verdes (Primeiro prato); Contrafilé Black Angus ao ponto do assador, mil folhas de aipim, demi glace e folhas ácidas (Segundo prato); e Cheesecake de chocolate branco com ricota de kefir e geleia de framboesa com beterraba (Sobremesa). O menu será harmonizado com vinhos e espumantes das vinícolas gaúchas. Após o jantar será realizado o passeio de Maria Fumaça de Garibaldi a Carlos Barbosa (ida e volta)

Em todas as atividades as vagas são limitadas. A programação completa das oficinas pode ser conferida no link www.wine-locals.com/passeios/prosa-gastro-oficinas-no-garibaldi-gastro 

 

MAIS NOTÍCIAS