Agentes de trânsito de Bento buscam qualificação em Libras
Na noite desta terça-feira (5), o programa Bento em Foco da Adesso TV abordou o tema “Educação no Trânsito”, com a participação dos agentes Luciana Soccol e Rafael Faccin. Uma das novidades apresentadas por eles é que o Departamento Municipal de Trânsito (DMT) de Bento Gonçalves está buscando a qualificação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para atender os cerca de 20 condutores surdos do município.
Faccin, que atua há mais de 20 anos na profissão, está fazendo a qualificação há aproximadamente um ano para se comunicar com as pessoas surdas. “Fazemos parte da segurança e precisamos de alguém para compreendê-los. Hoje estou fazendo esse curso e vou ser o multiplicador para meus colegas, para que o maior número possível possa ter esse aprendizado”, apontou.
Outro tema abordado foi o trabalho desenvolvido na campanha “Maio Amarelo”, que busca chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito. Durante o mês, foram realizadas diversas ações que atingiram 1.110 crianças nas escolas, 3.400 colaboradores de empresas e a abordagem de nove mil veículos, com orientação e conscientização.
Segundo levantamento do Detran realizado em 2020, em Bento Gonçalves, a média é de quase três veículos por família. De acordo com dados do mesmo ano, eram praticamente 85 mil veículos emplacados no município, para 120 mil habitantes.
Com relação às infrações mais cometidas, as três principais são: uso do celular; estacionamento irregular, como em locais de carga e descarga, vagas especiais de idosos e deficientes, e entradas de garagem; além da ultrapassagem no sinal vermelho.
De acordo com Luciana, essas transgressões colocam em risco a vida das pessoas. “O uso do aparelho celular tira completamente a atenção do condutor e diminui o tempo de reação. A questão de passar sinal vermelho nem se fala, está colocando em risco a outra pessoa que está tendo uma conduta correta no trânsito”, destacou.