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Conselho apresenta projetos para transformar Bento em uma cidade inteligente

Integrantes do Bento+20 participaram da programação da Adesso TV nesta quarta
07/07/2022 Em Bento Gonçalves
Portal Adesso - Foto: Facebook/ Reprodução

     Em 2019, por meio da Lei Municipal n° 6.472, foi instituído o Conselho Municipal para Estudos, Diretrizes e Projetos de Bento Gonçalves, denominado Bento+20. Nesta quarta-feira (7), o programa Bento em Foco da Adesso TV recebeu o presidente do Conselho, Adelgides Stefenon, e o coordenador da Câmara Técnica de Urbanismo, Diego Panazzolo, que abordaram as ações desenvolvidas pelo grupo. 

     O Bento+20 tem por objetivo auxiliar o Poder Executivo Municipal a desenvolver estudos, traçar diretrizes e elaborar projetos para as diversas vocações da cidade, visando o desenvolvimento econômico e social. São 33 membros titulares e suplentes, sendo 29 da sociedade civil organizada e quatro do poder público. Os temas são divididos em 12 Câmaras Técnicas (CT’s): Urbanismo, Educação, Inovação, Turismo, Saúde, Indústria, Segurança, Rural, Ambiente, Cidadania, Comércio e Serviço. 

    “Quando Bento nasceu em 1875, dificilmente alguém poderia pensar que no ano 2020 nós teríamos um plano de desenvolvimento, que foi feito a várias mãos, a várias mentes, e que pensasse o futuro da cidade. O objetivo geral do Bento+20 é que Bento Gonçalves se torne uma cidade inteligente e que pense o seu futuro no presente. Pensar em soluções para as diversas áreas importantes para o desenvolvimento do município”, explicou Stefenon.

     Segundo o Presidente, são mais de 400 planos, resumidos nas CT’s. Ele aponta que nesses pouco mais de dois anos de atuação, várias ideias já começaram a ser estruturadas. Uma delas é a construção de um Centro de Inovação, na sede do Centro Empresarial, apoiado pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), Prefeitura Municipal, Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Movergs. 

     Outro projeto intitulado de “Bento em dados", que está sendo formatado, busca centralizar todas as informações de interesse público em um único espaço digital, para garantir rapidez e agilidade no acesso. 

     Outra iniciativa foi o contato com a empresa responsável pelo Hyperloop, sistema de transporte de alta velocidade idealizado pelo empreendedor Elon Musk. Segundo Stefenon, existe um projeto para ligar as cidades de Porto Alegre, Novo Hamburgo, Gramado, Canela e Caxias, em 17 minutos. “Chamamos o CEO, representante da empresa na América Latina, para mostrar que a proposta deveria contemplar Bento Gonçalves”, aponta.

     No que tange ao turismo, o Presidente enfatiza que existe um plano estratégico para trazer mais turistas para o centro de Bento Gonçalves. Já relacionada à CT de Urbanismo, Panazzolo explanou sobre o projeto para o aproveitamento da linha férrea existente na cidade, hoje desativada. 

     “Sabemos que é algo que pode levar 20, 40 anos, mas tem que ter o primeiro passo. O potencial dessa linha é ligar a cidade de norte a sul, por um trecho praticamente plano. Como a ferrovia exige recuos largos, há uma capacidade de não só transitar o trem pela troncal. Pode ser um veículo leve sobre trilhos, um ônibus, uma ciclovia, uma caminhada, uma corrida, nesse trecho que a ferrovia contempla”, explica o Coordenador. 

     Conforme Panazzolo, a ideia já integra o Plano Municipal de Mobilidade Urbana.  “Fizemos  questão de incluí-la pela importância dela para a cidade. Seria uma obra que marcaria qualquer gestão de um político. Precisamos dar os primeiros passos”, ressalta. 

     Outro plano estudado é a questão do aproveitamento da área do Lago Fasolo. “Pensamos muito além da descontaminação. O espaço pode proporcionar lazer, qualidade de vida, contemplar turismo e gastronomia. É um lugar incrível, que poderia ser transformado em um parque público”, pontua. 

     Segundo ele, em parceria com a UCS, em uma disciplina do curso de Arquiteturae Urbanismo, foram elaborados 12 trabalhos baseados no que poderia ser feito no local. “Estes estudos foram apresentados aos integrantes do Bento+20 e fizemos um compilado para levá-los a Câmara de Vereadores”, destaca.  

     Já com relação ao trânsito, Panazzolo ressalta que como o planejamento é feito para o futuro, as ações são pensadas para o pedestre em primeiro plano, depois aos ciclistas, transporte público e em último lugar para os veículos próprios. “Hoje falar em alargar vias, para que mais veículos possam passar, vai na contramão de todos os estudos em nível mundial para questões de mobilidade. Hoje falamos em alargamento de calçadas, propiciando uma revitalização do centro municipal, e na ferrovia”, defende. 

     Os entrevistados concluíram reforçando a relevância desses planejamentos. "Importante que esses planos continuem saindo do papel, que tenhamos a sociedade cada vez mais participativa, que felizmente estamos conseguindo, para que consigamos implantá-los”, finalizou Stefenon. 

      Mais informações sobre os projetos podem ser acessadas no link: http://bentomais20.com.br/masterplan



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