Tempo

Estações meteorológicas estão fora de operação em Garibaldi

Uma delas, localizada na comunidade de São Gotardo está sem funcionar desde janeiro
13/07/2022 Em Garibaldi
Portal Adesso - Foto: Ilustração

     Instaladas com o objetivo de fornecer dados do clima para a população e principalmente para agricultores, que através de dados podem planejar melhor suas atividades de plantio, as estações meteorológicas de Garibaldi foram inauguradas em julho de 2011 no governo do prefeito Cirano Cisilotto (PT) e na época, eram as mais modernas do Estado. 

      A primeira estação foi colocada no Aeroclube de Garibaldi e a outra no interior do município, na comunidade de São Gotardo. Com as medições na cidade e no campo, é possível os meteorologistas traçarem um panorama sobre o clima da Terra do Champanha. 

     Mesmo tendo duas estações meteorológicas na cidade, muitas vezes, elas ficam sem funcionamento e a população deixar de saber sobre os dados climáticos. Os motivos são os mais variados para a “paralisação” das estações, mas o principal é a falta de preocupação e o descaso dos governos que sucederam Cirano Cisilotto. Com a mudança no clima e as baixas temperaturas que mais uma vez chegaram na região, nossa equipe buscou saber a real temperatura na cidade, porém, foi surpreendida com as estações de Garibaldi “Fora do Ar”. 

     Ao acessar o Portal do Clima de Garibaldi – http://clima.garibaldi.rs.gov.br/ percebemos que a estação de São Gotardo está sem funcionar desde o dia 23 de janeiro e a estação que fica no aeroclube parou no último dia 04 de julho.

     Nossa equipe entrou em contato com o município e fomos informados que a prefeitura está a par da situação buscando resolver o problema o mais breve possível.  ( A foto utilizada nesta reportagem é apenas ilustração e não das estações instaladas em Garibaldi)


MAIS NOTÍCIAS