Saúde

Bento Gonçalves ainda não registrou casos suspeitos de varíola dos macacos

Primeiro caso da doença na região foi confirmado em Caxias do Sul
01/08/2022 Em Bento Gonçalves
Portal Adesso - Foto: Shutterstock

     Na última quinta-feira (28), a Secretaria Estadual da Saúde (SES) do Rio Grande do Sul confirmou o primeiro caso de varíola dos macacos em Caxias do Sul. Trata-se de uma mulher com idade não divulgada e sem histórico de viagem internacional. No momento, está sendo investigado um possível contato com pessoas que tenham viajado e apresentado sintomas.

     Após a confirmação de um caso da monkeypox na região, em nota divulgada nesta segunda-feira (1º), a Secretaria Municipal de Saúde de Bento afirmou que o município não registrou nenhum caso suspeito e divulgou orientações para pacientes que apresentarem sintomas da doença. 

    O procedimento é em caso de sintomas procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h ou Pronto Atendimento (PA) Zona Norte. 

    Quais os sintomas?

     A varíola é uma doença viral transmitida pelo contato próximo com uma pessoa infectada. São considerados sintomas: as pústulas (bolhas) na pele, acompanhados de dor de cabeça, início de febre acima de 38,5 °C, linfonodos inchados, dores musculares e no corpo, dor nas costas e fraqueza profunda.

    Orientações

     De acordo com nota técnica da SES, pacientes com suspeita devem ser mantidos em áreas separadas, até receberem atendimento. A orientação é que, caso a pessoa esteja “em bom estado geral”, não há a necessidade de internação.

     Também é reforçado o pedido para que a população utilize máscara ao frequentar os espaços de saúde.

     Primeira morte registrada no Brasil 

     Na última sexta-feira (29) foi confirmada a primeira morte pela doença. Trata-se do óbito de um homem residente em Belo Horizonte e que estava internado em um hospital da capital mineira. A vítima era natural da Pará de Minas, na Região Central do Estado.

     Segundo o Ministério da Saúde, a vítima tinha 41 anos e baixa imunidade, incluindo câncer. "A causa de óbito foi choque séptico, agravada pelo Monkeypox", informou a pasta. 

    Ministro diz que Brasil terá antiviral para tratar doença

     O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou nesta segunda-feira (1º) pelo Twitter, que o Brasil receberá, por intermédio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), o antiviral Tecovirimat para “reforçar o enfrentamento ao surto” de varíola dos macacos.

     “Serão contemplados casos mais graves em um primeiro momento”, adiantou. O Tecovirimat tem sido oferecido como opção de “uso compassivo” nos Estados Unidos. Entretanto, ainda não há dados que demonstrem a eficácia do antiviral para o tratamento da monkeypox. 

    Números

    Conforme dados do Ministério da Saúde, até este domingo (31), 1.342 casos de varíola dos macacos foram registrados no país. 


MAIS NOTÍCIAS