Geral

Nova carteira de identidade começa a ser implantada nesta quinta em Bento

Novo modelo estará disponível apenas para quem quiser encaminhar a primeira via
03/08/2022 Em Bento Gonçalves
Portal Adesso - Foto: Reprodução

        O novo modelo de carteira de identidade começa a ser implantado pelo Departamento de Identificação do Instituto Geral de Perícias nesta quinta-feira (4), nas cidades do interior, como Bento Gonçalves.

       A nova versão estará disponível apenas para quem quiser encaminhar a primeira via e apresentar o número do CPF. Caso haja alguma restrição apontada pela Receita Federal, o usuário poderá optar entre fazer a identidade no modelo antigo ou regularizar a situação e providenciar o documento em outra oportunidade. "A princípio será emitido para quem fizer a primeira via, para crianças ou até para adultos que nunca tiveram identidade e também para pessoas que venham de outros estados", explicou o responsável pelo Posto de Identificação de Bento Gonçalves, Gilmar Carlos Roman. 

     O lançamento do novo documento para segunda via ainda não tem data definida.

     Para realizar a emissão é possível fazer o agendamento online pelo site https://www.rs.gov.br/tudofacil, com número de vagas limitadas, ou comparecer de forma presencial, por ordem de chegada, no Posto de Identificação, localizado na R. Mal. Floriano, 142, bairro Centro.

     Mudanças 

     Com a nova documentação, a numeração será única, ou seja, apenas o CPF será considerado. Atualmente, as pessoas retiram a carteira de identidade em uma unidade da federação com um número, porém, em caso de perda e solicitação em outro estado, por exemplo, a numeração vem diferente. Na prática, atualmente é possível ter 27 números de RG no Brasil.

    Versão digital

   O novo modelo virá também com um QR Code. A versão digital fica disponível para quem tem cadastro na plataforma digital www.gov.br, do governo federal, após a retirada do modelo físico. "Além de ter mais segurança, porque ele vai ser impresso em papel moeda, ele também terá um QR Code para armazenar todas as informações", apontou Roman. 

     Prazo de validade

     O prazo de validade do novo documento depende da idade do titular no momento da expedição: cinco anos para crianças de até 11 anos e dez anos para quem tem de 12 a 59 anos. Pessoas com mais de 60 anos não precisarão trocar o documento. Os documentos do modelo atual valem até 28 de fevereiro de 2032.

   Possibilidade de inserção de outros documentos

   Assim como no modelo atual, para inserir o número de outros documentos (carteira nacional de habilitação, título de eleitor, identidade profissional), nome social, condições peculiares de saúde (diabetes, hemofilia ou doenças incapacitantes) ou os símbolos de acessibilidade (deficiência física, auditiva, intelectual, visual e transtorno do espectro autista), basta apresentar os documentos ou laudos médicos comprobatórios. 


MAIS NOTÍCIAS