Geral

Oficiais da BM e delegados da PC confirmam redução de atividades

07/08/2015
Rádio Guaíba

     As Associações dos Oficiais da Brigada Militar (ASOFBM) e dos Delegados de Polícia (ASDEP) decidiram, na noite passada, em Assembleia Geral Extraordinária, adotar algumas medidas em protesto ao parcelamento dos salários dos servidores públicos:

- Manter em funcionamento apenas as ações ordinárias de competência de cada órgão;

- Não participar dos desfiles cívico-militares de 7 e 20 de setembro, em razão de contenção de gastos;

- Deixar de divulgar informações de Polícia Judiciária e Polícia Preventiva, evitando mídia positiva ao governo estadual;

- Compor uma comissão permanente de mobilização de oficiais e delegados para o acompanhamento das medidas atuais e futuras relacionadas à situação vigente;

     O presidente da ASOFBM (Associação dos Oficiais da Brigada Militar), coronel Marcelo Frota, já havia antecipado algumas decisões. “Vamos realizar tão somente ações ordinárias de policiamento ostensivo. (…) O policiamento acaba sendo afetado porque o oficial é o grande gestor de escalas, confirmhoras-extras e diárias. Os oficiais, que sempre lidaram com deficiências, não têm como manter o mesmo ritmo de trabalho quando veem atacados seus próprios vencimentos”, afirma.

     Operações especiais realizadas em parceria com a Polícia Civil, por exemplo, foram canceladas. Conforme o vice-presidente administrativo da Asdep (Associação dos Delegados de Polícia do RS), delegado Fábio Motta Lopes, grande parte das delegacias segue registrando apenas ocorrências graves, desde segunda-feira. As investigações de casos de menor potencial ofensivo também se mantêm suspensas. A associação ressalta que a situação limite levou as categorias a unirem forças para pressionar o Estado.

     Os trabalhadores afirmam que só retomarão o trabalho normal quando receberem os salários integrais do mês de julho. Os servidores estaduais receberam no máximo R$ 2.150 no último dia útil do mês. A segunda parcela, de até R$ 1 mil, está prevista para 13 de agosto. Os salários maiores só devem ser integralizados até o dia 25, segundo a Secretaria da Fazenda.

 

 

MAIS NOTÍCIAS