Outubro deve ser marcado por menos chuva e calor do que o habitual na região Sul
Outubro é um mês tipicamente de primavera com menos frio e um aumento dos dias de calor no Sul do Brasil. Conforme a MetSul, neste ano a previsão é que o período seja marcado por menos chuva e temperaturas um pouco mais baixas das médias habituais no Estado.
Chuva em outubro
A atuação do fenômeno La Niña deve determinar uma diminuição da chuva principalmente em pontos mais meridionais do país. Com algumas variações, a projeção é de precipitação em patamar inferior aos padrões históricos mais ao Sul do território nacional, enquanto no Centro os acumulados podem ser altos e acima da média.
Calor muito menos frequente
A previsão é que outubro registre temperaturas perto ou abaixo da média em grande parte do Centro-Sul, com um mês menos quente que o habitual. A projeção é que o calor será pouco frequente, prevendo-se um predomínio de dias agradáveis por sucessivas incursões de ar mais frio, mas o risco de geada tardia não é alto.
Algumas madrugadas, entretanto, ainda são frias e podem apresentar mínimas perto ou abaixo dos 10ºC em muitas cidades, enquanto várias tardes costumam ser de calor e em alguns dias intenso.
Efeito da chuva na safra
Ainda segundo a MetSul, não se espera que neste ano o mês registre elevado número de dias de precipitação na maioria dos municípios do Sul.
Haverá sequências mais longas de dias de tempo firme. Com isso, o plantio da safra de verão poderá avançar e não são antecipados grandes atrasos.