Região

Garibaldi e Carlos Barbosa ainda não atingiram a meta de vacinação contra a poliomielite

Campanha de imunização segue até o dia 22 de outubro em todo Estado
01/10/2022 Em Garibaldi
Portal Adesso / Foto: divulgação

     A Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul prorrogou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação até o dia 22 de outubro. A ampliação do prazo tem o objetivo de aumentar as coberturas vacinais e adesão da população a vacinação.

     Em todo o Estado, apenas 228 dos 497 municípios conseguiram atingir a marca de 95% ou mais de cobertura vacinal. Bento Gonçalves é uma das cidades gaúchas que ultrapassou a meta, garantindo 98% de imunização contra a poliomielite.

     Garibaldi

     Em Garibaldi, de acordo com a Secretária Municipal da Saúde, Clarisse Lagunaz, das 1.421 crianças que podem receber a imunização, 1.169 foram vacinas, o que corresponde a 82%.

     Clarisse afirma que a imunização foi ofertada para todas as escolas e creches com as idades das comtempladas e que a equipe da pasta se deslocou até os educandários para a aplicação das doses.

     Nas unidades de saúde dos bairros São Francisco, Chácaras e Santa Teresinha, a aplicação da imunização ocorre das 8h às 11h e das 13h às 16h. Já no posto Central o horário é das 8h às 16h, sem fechar ao meio dia.

     Carlos Barbosa

     Já em Carlos Barbosa, a Secretária de Saúde, Lisiane Debona, afirma que até o momento o município já atingiu 74% da meta. “As crianças da faixa de 1 ano a 4 anos continuam vindo fazer a vacina”, afirma.

     No município, a vacinação ocorre das 9h às 17h, na Sala de Vacinas em frente ao Centro Municipal de Saúde.

     Quem pode se vacinar

     Para a campanha contra a poliomielite as crianças de 1 a 4 anos deverão tomar uma dose da Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.


MAIS NOTÍCIAS