Política

Com Pasin, região volta a ter Deputado Estadual após 30 anos

Ex-prefeito de Bento Gonçalves é eleito com expressiva votação e passa representar a serra a Assembleia Legislativa
03/10/2022
Portal Adesso - Foto: Arquivo Pessoal
Anterior Próximo

     O prefeito mais jovem eleito e reeleito em Bento Gonçalves nos anos de 2013 e 2020 mais uma vez mostrou sua capacidade eleitoral e agora passa ser uma liderança regional. Ao todo, Guilherme Pasin (PP) fez 57.922 votos, na eleição deste domingo, 1º de outubro, sendo Bento Gonçalves e Garibaldi as cidades em que mais lhe apoiaram. Em Bento Pasin fez 26.803 votos e em Garibaldi 5.298 votos. 

     Aos 39 anos, Pasin fez sua campanha baseada em pautas da região serrana, como a defesa da cadeia produtiva da uva e do vinho, representação do setor metalmecânico, moveleiro, e da agricultura e fruticultura. 

     Guilherme Pasin foi o terceiro deputado mais votado do Partido Progressistas e o 17º no geral. O último representante de Bento e região foi o também ex-prefeito Darcy Pozza, falecido em novembro de 2017, que foi deputado federal de 1979 a 1987 e Deputado Federal – Constituinte, de 1987-1991.

     Quando do lançamento de sua pré-candidatura, em junho, Pasin destacou a semelhança de sua carreira política exatamente com a de Darcy Pozza, que até as eleições de 2012, havia sido o prefeito mais jovem a ser eleito em Bento, com 32 anos, fato que foi batido por Pasin, eleito aos 29 anos. Outras semelhanças são a inédita reeleição e o recorde de votação de Darcy Pozza, que também foram superados por Pasin, nas eleições de 2016.

     Guilherme Rech Pasin, 39 anos, nasceu em Bento Gonçalves no dia 27 de janeiro de 1983. É filho de Luiz Pasin (in memorian) e Elisabete Rech Pasin. É casado com a dentista Cynthia Beatriz Gomes Costa e pai de Ana Beatriz e Vicente. 

     Em Garibaldi, ele tem importantes laços familiares e políticos. É irmão da médica Lilian Pasin Jacobi pneumologista do Hospital São Pedro e cunhado do Dr Rodrigo Jacobi, diretor técnico do hospital. Na política é muito ligado ao ex-prefeito Alex Carniel e ao atual prefeito Sérgio Chesini. 

     O deputado estadual eleito pela região também participa como comentarista do programa Prato Limpo no Canal ADESSO TV. 



MAIS NOTÍCIAS