Esportes

Aventura: Ciclista barbosense pedala mais de 700 km no Deserto do Atacama

Rafael Dalcin enfrentou a altitude e passou seis dias pedalando entre dois países
02/01/2023
Portal Adesso - Fotos: Arquivo Pessoal/Rafael Dalcin

     Enquanto muita gente se preparava para as festas de natal e final de ano, o ciclista barbosense Rafael Dalcin, se deslocava para o Chile para uma aventura nada comum, que foi cruzar o deserto que divide Argentina e Chile de bicicleta. 

     O primeiro trecho iniciou na cidade de Calama até San Pedro de Atacama, em um percurso de 106 quilômetros. Foi ali que Dalcin sentiu o peso da altitude e precisou muita concentração para enfrentar o desafio que estava no inicio. O pedal iniciou no dia 23 de dezembro. 

     Já no segundo trecho que iniciou em San Pedro do Atacama até Paso de Jama na Argentina, Rafael pedalou 163 quilômetros e ali, na véspera de Natal, pode sentir um dos maiores desafios de sua vida, como relatou em suas redes sociais: “Certamente o pedal mais difícil que já fiz. Quando ultrapassei os 4 mil metros de altitude o corpo começou a sentir os efeitos. Precisei encontrar um ritmo confortável para encarar as intermináveis subidas. Nos últimos 30 km, quando estava no limite da exaustão, surgiu um vento favorável inexplicável que me empurrou até o final. Completar esse desafio foi um dos dias mais extraordinários da minha vida”, relatou o ciclista. 

     Após os quase 300 primeiros quilômetros, Rafael seguiu até Susques na Argentina pedalando cerca de 116 quilômetros,  Purmamarca também na Argentina pedalando mais 135 quilômetros, San Salvador de Jujuy andando mais 112 km e mais 106 quilômetros até Salta onde concluiu a aventura pedalando 106 km e totalizando 733 km de distancia total percorrida. 

     Tudo isso, em apenas seis dias. Encerrando a jornada, Dalcin mais uma vez utilizou as redes sociais para relatar a experiencia vivida:

     ”Atravessar o Deserto do Atacama com uma bicicleta deixou de ser um sonho impossível. Foram seis dias de pedal, totalizando 733 km. Nenhum imprevisto. Tudo saiu conforme planejado. Até o clima foi perfeito. Tentei fazer alguns registros para os amigos conhecerem o caminho. Mas gostaria mesmo é que todos pudessem estar junto para sentir a mesma sensação que tive. O Atacama é um lugar único na Terra. Se um dia tiverem oportunidade, visitem esse lugar”, disse ele. 







MAIS NOTÍCIAS