Geral

Gerente da Corsan descarta racionamento de água em Garibaldi

No mesmo período do ano passado, caminhões pipa abasteciam a cidade
06/02/2023 Em Garibaldi
Portal Adesso - Foto: Divulgação

     Devido à estiagem, algumas regiões do Estado enfrentam problemas no abastecimento de água e muitos municípios fazem racionamento. Em Garibaldi, conforme o gerente da unidade da Corsan – Companhia Riograndense de Saneamento, Adriano Nunes, não será necessário esta medida, uma vez que os níveis da barragem apresentam normalidade.  Em 2022, caminhões pipas tiveram que abastecer o município, pois a estiagem afetou maior parte da serra. 

     Na manhã desta segunda-feira (06), uma medição foi feita e o nível está em 4,10 metros, sendo que o nível máximo da barragem local é de 6 metros. “Se continuarmos com estas pancadas de chuva que tem caído semanalmente, o nível da nossa barragem permanecerá assim e não será preciso racionamento. Além disso, se a população continuar colaborando, evitando o desperdício de água e consumir ela conscientemente, acredito que não teremos maiores problemas”, afirmou Nunes para a reportagem do PORTAL ADESSO.

     Além da barragem, o abastecimento em Garibaldi é  feito por 13 poços artesianos, sendo que 4 deles trabalham unidos com a barragem, evitando assim o consumo apenas de uma fonte. 

     Ainda conforme Adriano Nunes, o verde que tomam conta da represa não são as populares marrequinhas, mas sim, macrófitas que auxiliam na purificação da água. Com a obra da nova rótula no acesso a Garibaldi, o nível da barragem foi baixado e com isso, as macrofitas tomaram conta. Assim que o nível aumentar, elas deverão sair por conta, pois são levadas pelo vertedouro. 




MAIS NOTÍCIAS