Educação

Escolas particulares dão início ao ano letivo

Estado conta com 426 mil alunos na Educação Básica e outros 414 mil no Superior
13/02/2023
Rádio Guaíba

     A partir desta segunda-feira (13), foi dada a largada para o ano letivo na rede privada do Rio Grande do Sul. Na ocasião, parte dos 426 mil alunos matriculados na Educação Básica e 414 mil na Educação Superior, conforme dados do último Censo do Ministério da Educação, retornam as aulas. Segundo levantamento do Sindicato do Ensino Privado do RS (Sinepe/RS), a maioria das instituições retorna entre os dias 13/02 e 22/02. No entanto, as escolas tem autonomia para definir o próprio calendário, desde que cumpra 200 dias letivos, estabelecidos por lei.

     De acordo com o presidente da entidade, Oswaldo Dalpiaz, um dos focos de atuação das instituições de ensino para esse ano será a capacitação docente. “Na busca de uma qualificação constante, o desafio das escolas é capacitar os educadores para conhecerem e entenderem as novas tendências educacionais, incentivar e apoiar a utilização de novas metodologias e ampliar a compreensão das motivações que movem os estudantes”, destaca o dirigente.

Calendário escolar 2023

     Com base no calendário proposto pelo Sinepe/RS, o ano letivo tem previsão de encerramento para o dia 22 de dezembro. Além dos feriados nacionais e estaduais, sugere-se o feriado ponte no dia 9 de junho (nos municípios onde é feriado no dia 8 de junho) e no dia 13 de outubro.

     Já o recesso escolar no meio do ano – obrigatório para todas as instituições – será de 24 a 30 de julho.



MAIS NOTÍCIAS