Geral

Carlos Barbosa registra descarte irregular de seringas e medicamentos

Materiais foram encontrados nas Linhas Doze e Dezenove, no interior do município
13/03/2023 Em Carlos Barbosa
Portal Adesso - Foto: divulgação

     A Secretaria Municipal de Meio Ambiente recebeu dois chamados esta semana referente ao descarte incorreto de resíduos de saúde, e que foram encontrados pelos garis que realizam a Coleta Seletiva no município. Ambos os chamados foram no interior, sendo um deles na Linha Doze e outro na Linha Dezenove. Em um dos locais foi encontrada uma caixa com seringas utilizadas, provavelmente em animais bovinos. No outro local, havia uma sacola com frascos de medicamentos. A Secretaria alerta que esses materiais podem provocar acidentes e contaminação para quem trabalha no recolhimento e na reciclagem dos resíduos, além de poluir o meio ambiente, sendo que o descarte junto à Coleta Seletiva municipal é proibido.

Onde descartar agulhas e seringas?

     A única forma correta de realizar o descarte é guardar o material em um recipiente separado e que possa ser fechado. Depois, basta levar até o Centro Municipal de Saúde onde serão encaminhados para destinação ambiental correta, evitando a poluição e a contaminação. ATENÇÃO! Estabelecimentos de saúde que geram esses resíduos devem contratar destinação ambientalmente correta para tal finalidade.

Onde descartar medicamentos vencidos e suas embalagens?

     Esses resíduos fazem parte da chamada logística reversa, ou seja, quem vende é obrigado a recolher. Procure a farmácia onde você adquiriu o medicamento para fazer esse descarte. A Farmácia Municipal também recebe os medicamentos vencidos e suas embalagens. Lembrando que somente a embalagem que entrou em contato direto com o medicamento deve ter essa destinação adequada e todo esse cuidado.

     Mais informações podem ser obtidas pelo fone 3461-8879, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente.



MAIS NOTÍCIAS