Polícia

Guarda Civil Municipal de Bento completa 3 anos de atuação

Tema foi abordado no programa Bento em Foco desta quinta-feira
15/07/2022 Em Bento Gonçalves
Portal Adesso - Foto: Prefeitura de Bento

      O reforço na segurança pública de Bento Gonçalves era uma demanda extremamente solicitada pelos munícipes. Com base nisso, em 2018, foi criada a Guarda Civil Municipal (GCM), que começou a atuar definitivamente em julho de 2019. A partir disso, são 3 anos desde a primeira turma, que foi treinada pela Brigada Militar. 

     Em participação ao programa Bento em Foco da Adesso TV, o secretário Municipal de Segurança, tenente-coronel Paulo César de Carvalho avalia como positiva o cenário no município. “Com a integração de todas as forças de segurança, Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Departamento Municipal de Trânsito, estamos trabalhando para reforçar a nossa segurança e o resultado está nas nossas estatísticas. Estamos todos engajados para a redução dos índices de criminalidade e fazer com que as pessoas se sintam mais seguras”, analisa. 

     Segundo Carvalho, o uso da tecnologia, com a implantação do cercamento eletrônico e das câmeras de videomonitoramento, e o reforço no efetivo, a partir do chamamento de novos agentes, têm sido fundamentais. O Secretário ressaltou ainda o recebimento de viaturas novas e a modernização do armamento que está sendo realizada.

     Ainda conforme o Secretário, 27 novos profissionais foram convocados para compor a GCM e serão apresentados na próxima segunda-feira (18) para início dos treinamentos. “Estamos acompanhando todo esse processo. Realizamos o chamamento do primeiro concurso que foi realizado e agora lançamos um novo concurso, onde teremos uma lista de espera para suprir a necessidade dos próximos anos”, explica. 

     Atualmente, a GCM é composta por 14 agentes, que somados aos 27 convocados, resultará em 41 integrantes. Carvalho aponta que o quadro irá suprir a demanda da cidade. “É um bom número. Se levarmos em consideração pelo aspecto teórico, pelas projeções, nunca vai estar bom, mas acredito que é ideal, pois a cidade está sempre crescendo, mas estamos melhorando cada vez mais”, aponta.

     O comandante da GCM de Bento, Marcelo Pereira, está na corporação desde a sua implementação. Ele ressalta a evolução do grupo ao longo dos tempos, e ressalta ter sido bem recebido pela comunidade. “ A cidade tem estrutura, ela criou a Guarda no momento oportuno, tanto para receber os agentes, como para operacionalizar e dar a condição social para esses servidores”, salienta. 

     Pereira destaca que a essência da GCM é atender a comunidade e comenta que as competências foram sendo atribuídas desde o policiamento, as questões administrativas de trânsito, presença nos eventos comunitários e fiscalização. “Com a pandemia estamos em reestruturação da GCM e voltando para a atividade externa mais ostensiva para combater a criminalidade”, acentua.


MAIS NOTÍCIAS