Educação

Prefeito Chesini busca com a Itália intercambio para estudantes de Garibaldi

Assunto está sendo tratado com autoridades italianas, entre eles, o prefeito de Conegliano Fábio Chies
23/03/2023 Em Garibaldi
Portal Adesso - Foto: Arquivo

     Fazer funcionar de verdade o “pacto de amizade” que a cidade de Garibaldi possui com a cidade italiana de Conegliano, na região do Vêneto, é um dos objetivos que o prefeito municipal de Garibaldi Sérgio Chesini, está buscando. Em reuniões virtuais com lideranças italianas, Chesini vem tentando encontrar um caminho que possibilite aos jovens estudantes de Garibaldi, ter a oportunidade de estudar na Itália com apoio do município. 

     “Garibaldi possui um pacto de amizade com Conegliano que até agora só serviu para que prefeitos e secretários fossem passear, fazer turismo com dinheiro público”, disse o prefeito balançando a cabeça. A ideia é juntamente com os italianos, ver a possibilidade de levar estudantes de Garibaldi para fazer cursos e se especializarem nas mais diversas áreas, principalmente em setores que as duas cidades possuem semelhança. “Conegliano tem a escola enológica mais antiga do mundo. Quero que estudantes de Garibaldi estudem lá e voltem trazendo em sua bagagem esta experiência. Além de qualificar o estudante, vamos também trazer conhecimento para o setor vinícola e outros setores aqui da cidade”, afirmou Chesini.

     Em um primeiro momento, o município de Garibaldi está se reunindo através de videoconferências com a Associazione Veneto - Brasile di Conegliano, Prefeitura de Conegliano e com o ex-prefeito de Conegliano e atual presidente da Associazione Città del Vino, Floriano Zanbon. A Città del Vino congrega milhares de pessoas e organizações de municípios italianos cuja economia seja influenciada pela vitivinicultura. Além de mobilizar diversas instâncias de forma estratégica para a promoção e defesa do produto, a entidade trata o vinho como alimento e o posiciona como elemento cultural, unindo produtores, prefeitos, hoteleiros, restaurantes e lideranças dos trades do enoturismo.

     O atual prefeito de Conegliano, Fábio Chies, se demostrou interessado em realizar estes intercâmbios tanto com alunos brasileiros, quanto com alunos italianos, onde um grupo de italianos também permaneceria um período em Garibaldi. As tratativas e possibilidades estão sendo estudadas e visam celeridade, uma vez que o Pacto de Amizade entre as duas cidades existe desde 2004 e até agora, absolutamente nada foi feito a não ser viagens de políticos. 




MAIS NOTÍCIAS