Política

Frente Parlamentar do Enoturismo é instalada na Assembleia Legislativa

Criada pelo deputado Guilherme Pasin, o grupo tem o objetivo de valorizar e defender o segmento no Estado
06/04/2023
Portal Adesso - Foto: divulgação

     Como atividade turística, o Enoturismo se baseia na viagem motivada para a apreciação do sabor e aroma dos vinhos e das tradições das regiões que produzem a bebida. Nos últimos anos, o movimento tem se popularizado e apresentado crescimento no Rio Grande do Sul e em outros estados e países. Para valorizar e defender o segmento, o deputado Guilherme Pasin (Progressistas) criou, na Assembleia Legislativa gaúcha, a Frente Parlamentar do Enoturismo. O ato de instalação aconteceu nesta quarta-feira (05), com a presença de prefeitos, vereadores e lideranças da Serra e representantes do setor. “Trago, na minha trajetória política, a defesa pelo turismo gaúcho e pelas pautas da Serra. O objetivo deste grupo de trabalho é mobilizar a opinião pública em defesa e valorização do setor. E estimular os municípios produtores, desenvolvendo negócios que venham agregar a economia local”, explicou o parlamentar.

     De acordo com Pasin, a Frente também vai enaltecer a cadeia produtiva, agrícola, hoteleira, gastronômica e de serviços do Rio Grande do Sul e promover o intercâmbio com entidades e grupos organizados em defesa da atividade. “Em nosso estado, a Serra, a Campanha, a Fronteira Oeste, os Campos de Cima da Serra, entre outras regiões, possuem relevância na atividade. Além do aspecto cultural, temos que considerar a importância econômica na geração de emprego e renda”, incluiu. A representante do setor, Márcia Ferronato, explanou sobre o conjunto de atividades que envolvem o ramo. “Não há como fazer Enoturismo só com vinho e vinícolas. O entorno também precisa estar forte. Precisamos de uma hotelaria excelente, uma boa gastronomia, guiamento, infraestrutura, transporte, comunicação. É uma cadeia extremamente ampla. É muito mais do que está na garrafa”, avaliou.

     O Rio Grande do Sul é o maior produtor de uva do país, sendo responsável por cerca de 49,3% da produção nacional. Da produção total, apenas uma pequena parte é destinada ao consumo de mesa, o restante vai para a elaboração de sucos e vinhos de forma artesanal e industrial. Nas últimas décadas, com a introdução de outras variedades e o aprimoramento das técnicas de elaboração, os vinhos gaúchos têm conquistado novos mercados nacionais e internacionais. Atualmente, o Rio Grande do Sul é responsável por cerca de 90% da produção nacional de vinhos e sucos de uva.



MAIS NOTÍCIAS