Educação

Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha celebra 10 anos

Escola que hoje funciona em Caxias do Sul teve seu inicio em Garibaldi em 2013
05/06/2023 Em Garibaldi
Portal Adesso - Foto: Edemar Mealho

     A EFASERRA, localizada atualmente em Caxias do Sul, surgiu no ano de 2013, através da união de agricultores e seus filhos, entidades e parceiros, sendo que seus primeiros passos foram no município de Garibaldi. No dia 30 de abril de 2013, a Escola foi credenciada no Conselho Estadual de Educação e, menos de um mês depois, foi inaugurada. O início das aulas ocorreu em 28 de maio daquele ano, com jovens cursando o 1º ano do Ensino Médio e Técnico em Agropecuária, em Garibaldi. As primeiras atividades teóricas tiveram apoio da Fisul, que cedeu o espaço para as aulas.

     O integrante do grupo de pais, que articulou a criação da Associação da Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (AEFASERRA), e também da EFASERRA, Jorge Luiz Mariani, enalteceu todos que contribuíram para a implementação da instituição de ensino. “Uma boa semente plantada em solo fértil e com muitas mãos cuidando e adubando, resultou no que é a Escola Família Agrícola, que veio pra ficar e continuar. Agradeço a todos que se envolveram e deixaram esse belo fruto para a comunidade”, destacou. A primeira diretora da escola, professora Ivone Mollmann Manica, salientou o trabalho que foi e é desenvolvido pela instituição. “Tenho muito orgulho dessa escola e de tudo que construímos em Garibaldi e Caxias do Sul. Fico feliz de participar dessa educação, pois a metodologia da alternância consegue proporcionar aos alunos não só a teoria, mas a prática do que pode ser feito em casa”, apontou.

     Atualmente, a Escola oferece curso técnico em agropecuária concomitante ao ensino médio e os estudantes também têm a oportunidade de participar do programa aprendiz rural. A instituição de ensino tem como base a pedagogia da alternância. Nessa metodologia, os estudantes ficam uma semana na escola, em regime de internato, e outra semana junto à sua família, realizando atividades práticas na propriedade em que moram. O presidente da AEFASERRA, Alceu Dalle Molle, salientou o impacto positivo no ensino dos jovens. “Esse projeto nos enche de orgulho e otimismo, pois de alguma forma estamos mudando um pouco a realidade da propriedade rural da Serra Gaúcha. Para terem sucesso, as mudanças precisam passar pela educação”, disse.

     Hoje, a Escola possui mais de 260 estudantes matriculados e distribuídos em turmas de 1°, 2° e 3° ano, e um grupo em estágio. São jovens de 36 municípios das regiões da Serra, Campos de Cima da Serra, Hortênsias e Vale do Caí. Até o momento, a instituição já formou 128 técnicos em agropecuária.

     Ao realizar a entrega de uma placa de homenagem, o prefeito Sérgio Chesini ressaltou a importância dos investimentos em educação. “Estamos celebrando os 10 anos da EFASERRA, história cheia de trabalho árduo, que resultou na concretização de um ideal. Houve sim um descaso do Poder Público na época em que poderia ter garantido a permanência da Escola no Município de Garibaldi, mas isto não impediu a instituição de seguir formando jovens e mudando a realidade da agricultura familiar. Sendo uma das nossas prioridades, acreditamos que a educação é sempre um bom investimento”, concluiu.

     O evento contou com a presença de secretários municipais, do ex-prefeito de Garibaldi, Cirano Cisilotto, da representante da diretoria da Apeme, Maria Isabel Verzeletti, do diretor-geral da Fisul, Roberto Macagnan, do representante da CIC, João Pedro de Quadros, do chefe do escrtório da Emater de Garibaldi, Henrique Tomáz Queiroz, e de pais de alunos da instituição de ensino.



MAIS NOTÍCIAS