Educação

Aluno barbosense é medalha de Ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática

Rômulo Girotto da Escola Leonel de Moura Brizola trouxe a medalha para a cidade
07/06/2023 Em Carlos Barbosa
Portal Adesso - Foto: divulgação

     No último dia 05 de junho, aconteceu a Cerimônia Nacional de Premiação dos Medalhistas de Ouro da 17ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada em Florianópolis, Santa Catarina. A edição encerrou ainda em dezembro de 2022. A ótima notícia é que o aluno Rômulo Girotto da Escola Municipal de Ensino Fundamental de Tempo Integral Governador de Leonel de Moura Brizola, conquistou a medalha de ouro.

     O medalhista participou da cerimônia acompanhado pela secretária da educação Eliani Inês Lanzarini, a diretora da Escola Fátima Festa Bellaver e a professora de matemática Roberta Manfroi Ló. Na oportunidade, a supervisora pedagógica do sistema educacional Aprende Brasil, Vanessa Zanoncini, presenteou Rômulo com um notebook.

A OBMEP

     Encerrada a 17ª edição, cerca de 18,3 milhões de estudantes brasileiros participaram da prova da primeira fase da 18ª OBMEP, que iniciou em 30 de maio passado. A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC)e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais:

• Estimular e promover o estudo da Matemática;

• Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que mais alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade;

• Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas;

• Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional;

• Contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas;

• Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.



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