Notícias do Estado

Defesa Civil mostra que cerca de 5 mil seguem desabrigados no RS

Temporais causaram danos em 41 municípios, onde segue atuação com helicópteros e viaturas
19/06/2023
Portal Adesso - Foto: Reprodução Governo do RS

     Na noite deste domingo, o tenente-coronel Adriano Zanini, responsável pela Coordenadoria Regional da Defesa Civil (CREPDEC) Metropolitana, apresentou um balanço do trabalho realizado em conjunto com o Corpo de Bombeiros, desde a noite de quinta-feira, em 41 municípios do Estado. Ele salientou que cerca de 5 mil pessoas estão desabrigadas e 800 desalojadas. O ciclone deixou ao menos 13 mortos. O pronunciamento do tenente-coronel ocorreu na sede da Escola de Formação e Especialização de Soldados de Osório, onde foi estabelecida uma base para tomada de decisões e encaminhamentos das ações.

     Zanini informou que, dos 41 municípios afetados, 27 estão localizados na região metropolitana e litoral. "Até o momento, temos quase cinco mil pessoas desabrigadas e cerca de 800 desalojadas. Infelizmente, registramos 13 óbitos e, no município de Caraá, ainda há quatro pessoas desaparecidas". Zanini ressaltou que uma força-tarefa com helicópteros da Brigada Militar e da Polícia Civil está atuando ininterruptamente nas buscas pelos desaparecidos. Devido à intensidade das chuvas, muitos rios tiveram um aumento rápido do nível das águas. O coordenador afirmou que a maioria dos rios está em declínio, com exceção do rio dos Sinos. Por esse motivo, estão sendo realizadas remoções das pessoas que residem em comunidades ribeirinhas.

     Doações estão sendo enviadas de diferentes regiões, tanto do RS quanto de outros Estados. No entanto, ainda é necessário continuar com a campanha de arrecadação de roupas, calçados, água, colchões e, principalmente, materiais de limpeza e higiene para as pessoas que estão retornando para suas residências.Durante o dia, representantes da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil acompanharam uma equipe do Grupo de Apoio a Desastres da Defesa Civil Nacional (GADE), vinculado ao Centro Nacional de Desastres da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. A equipe chegou ao Rio Grande do Sul no sábado com o objetivo de apoiar as autoridades estaduais e municipais na elaboração de documentos para a declaração de situação de emergência nos municípios, além de agilizar e otimizar a chegada de recursos para as ações de resposta e reconstrução.

Municípios com maior número de desabrigados e desalojados

Esteio - 1200 desabrigados

Gravataí - 800 desabrigados

São Leopoldo - 750 desabrigados

Lindolfo Collor - 500 desabrigados e 130 desalojados

Maratá - 320 desalojados

Maquiné - 200 desabrigados e 100 desalojados

Taquara - 200 desabrigados e 60 desalojados

Novo Hamburgo - 216 desabrigados

Três Forquilhas - 200 desabrigados

Dois Irmãos - 183 desabrigados

Caraá - 180 desabrigados

Parobé - 180 desabrigados

São Sebastião do Caí - 134 desabrigados

Sapiranga - 108 desabrigados e 60 desalojados



MAIS NOTÍCIAS