Polícia

Guarda Civil Municipal realizou 3 mil abordagens

Agentes realizaram 164 prisões nos primeiros seis meses de 2023
12/07/2023 Em Bento Gonçalves
Portal Adesso- foto: Divulgação Prefeitura de Bento Gonçalves

     No primeiro semestre deste ano a Secretaria de Segurança (Semseg) trabalhou em diversas ações em prol de uma segurança pública de qualidade. Ao longo dos seis primeiros meses, os agentes passaram por diversos treinamentos e cursos, visando garantir profissionais qualificados nas ruas. A equipe é composta hoje por 42 oficiais do Departamento Municipal de Trânsito (DMT) e 35 da Guarda Civil Municipal (GCM).

     Neste ano também foram intensificadas as ações em educandários, através do projeto Guarda nas Escolas. Diariamente os agentes circulam pelas escolas, visando garantir a segurança dos alunos, além disso, têm ocorrido palestras, abordando temas relacionados à segurança, bullying, dentre outros.

     Ao longo dos primeiros meses foram feitas 3.291 abordagens, 634 averiguações, 1.333 autos de infração de trânsito, 323 situações de apoio para outras instituições, 164 prisões, sendo 35 por furto e 10 por tráfico, 1.609 pontos de visibilidade, ou seja, patrulhas pelas ruas e bairros do município (com o intuito de inibir praticas delituosas por meio da visibilidade), além das 226 visitas nas escolas, sendo, pelo menos, 20 palestras.

     O inspetor chefe da GCM Murilo Echevenguá Pereira destacou acerca do projeto Guarda nas Escolas. “A importância desse projeto é imensurável. Além de garantir a segurança dos estudantes e profissionais da educação, a interação entre os guardas civis municipais, crianças e professores estabelece uma relação de confiança e proximidade. Tornamo-nos referências positivas na vida dos alunos, demonstrando que estamos ali não apenas como agentes de segurança, mas também como amigos. Isso proporciona um ambiente onde as crianças se sentem mais seguras e confiantes em compartilhar suas preocupações e problemas, sabendo que podem contar com adultos em quem confiar”.

     O secretário Tenente-coronel Paulo César de Carvalho também destacou sobre o trabalho que tem sido realizado pela equipe ao longo do ano. “Observando os números desse primeiro semestre é notório que o trabalho desenvolvido pela GCM, vem repercutindo de forma satisfatória perante a nossa comunidade. Estes números apresentados, repercutem também na sensação de segurança de nossos munícipes”. Ainda conforme o secretário “o trabalho de segurança pública que vem sendo desenvolvido pelos Guardas Municipais, vai além da segurança do nosso centro, bairros e do interior, o compromisso é de mantermos as nossas equipes de forma presente diuturnamente com a Comunidade. Entre os inúmeros trabalhos realizados, elencamos como uma prioridade para a GCM, a de promover a segurança e o bem-estar no ambiente escolar de nosso Município”.




MAIS NOTÍCIAS