Educação

UCS pleiteia a abertura do curso de medicina em Bento

Publicação de edital pelo MEC pode definir instalação dessa e de outras graduações
19/07/2023 Em Bento Gonçalves
Portal Adesso- foto: Divulgação

     Nos últimos anos, a UCS Bento tem realizado significativos avanços para ampliar a oferta de cursos em seu campus, de modo a atender às demandas de uma região altamente desenvolvida e ávida por absorver profissionais de diversas áreas do conhecimento.  Um dos setores que ganharam atenção foi o da saúde, cujo curso de Enfermagem é o mais recente exemplo do empenho da universidade em expandir a profissionalização da área na região. Está prevista para agosto a publicação de novo edital, do Ministério da Educação (MEC), que prevê a abertura de novos cursos de Medicina no país. O movimento tem buscado e recebido apoio de diversas frentes, inclusive de prefeituras – 27 municípios na Serra Gaúcha, envolvendo as Regiões de Saúde Vinhedos e Basalto, Vale do Caí e Vale das Montanhas – e de instituições de saúde da região.

     Em 2018, o MEC suspendeu, por um período de cinco anos, a criação de cursos de Medicina e o pedido para aumento das vagas nos cursos já existentes. Agora, com o fim do prazo, a expectativa reacende. “Temos uma grande capacidade, tanto em infraestrutura quanto técnica, para sermos contemplados, pois há um histórico de preocupação em ofertar cursos de excelência para a comunidade, visando a contínua produção de conhecimento científico para o desenvolvimento regional”, diz o sub-reitor da UCS Bento, Fabiano Larentis. 

     A exigência do MEC para abrir novos cursos, especialmente de Medicina, é rigorosa. Além de análises de diversos aspectos, há uma avaliação da infraestrutura, do corpo docente e do projeto pedagógico. A UCS, além do reconhecimento como instituição de excelência, possui uma grande rede para suportar as práticas de campo do curso, com hospital de ensino, o Hospital Geral – 100% SUS – e uma expertise de 55 anos na formação de novos médicos. Ainda, conta com convênios em grandes hospitais da região para os estágios exigidos pelo curso. Em outra frente, a UCS tem articulado, com representantes gaúchos no Planalto, meios para expandir a oferta de Medicina para outras praças, a fim de a universidade seguir sua missão de produzir conhecimento e desenvolvimento regional em suas comunidades. 

     Além de Bento Gonçalves, a UCS pleiteia a abertura do curso de Medicina em Torres e na região das Hortênsias e a ampliação das vagas em Caxias do Sul. Para isso, seriam investidos mais de R$ 60 milhões. O curso de Enfermagem foi autorizado pelo MEC no final do mês de março, e a primeira turma começará as aulas em agosto. Para instalar o curso, a UCS Bento realizou investimentos de cerca de R$ 1 milhão no Laboratório de Habilidades, equipado com manequins de última geração para as práticas dos alunos. O curso de bacharelado tem início com oferta de 40 vagas e aulas no período da tarde e vespertino (práticas) e à noite (teóricas). A formação ocorre em cinco anos.




MAIS NOTÍCIAS