Turismo e Gastronomia

Bento Gonçalves registra redução no número de turistas

Dados são do 1º semestre, mas o setor tem expectativa de melhora até o fim de 2023
20/07/2023 Em Bento Gonçalves
Portal Adesso- foto: Jaqueline Milani- Bento Tur

     Com o intuito de alinhar ações e apresentar números, nesta terça-feira (18), foi realizada mais uma reunião do trade turístico (que é composto hoje por mais de 300 empreendimentos), juntamente com a Secretaria de Turismo (Semtur) e Conselho Municipal de Turismo (Comtur).  Na ocasião foi debatido sobre as ações relacionadas ao turismo, com foco na promoção dos destinos turísticos do município. Um dos temas destacados foi sobre o impacto na redução do Turismo na região. No primeiro semestre de 2022 pelo menos 750.828 mil visitantes estiveram conhecendo Bento, ao passo que no mesmo período deste ano foram 701.061 mil. O encontro contou com a participação de empreendimentos locais, além da presença do Secretário-adjunto de Turismo do Estado do RS, Luiz Fernando Rodriguez e do comandante do 3ºBPAT, Tenente-coronel Artur Marques Barcellos.

     Para a Diretora-executiva do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (Segh-Região Uva e Vinho), Márcia Ferronato, “o que a gente precisa sempre reforçar é que a conexão, integração entre o setor é o que faz com que esse segmento do turismo se fortaleça e cresça. O turismo é uma atividade social, cooperada, que um depende do outro e as reuniões do trade reforçam essa importante iniciativa de que cada um faça a sua parte”. No encontro o tema relacionado a Segurança foi abordado pelo Tenente-coronel, que destacou sobre a importância do assunto ser debatido num evento voltado do Turismo. “É um trabalho em conjunto de esforço de várias mãos, e a BM segue fazendo o papel preventivo, e atuando para levar tranquilidade para as pessoas circularem e aproveitarem os espaços públicos”.

     O Secretário adjunto de Turismo do Estado abordou, fundamentalmente, sobre os reflexos da reforma tributária no setor do Turismo e comentou sobre ter participado da reunião com empresários da região. “É sempre muito importante virmos ao encontro do turismo de Bento. O enoturismo tem um porte, uma relevância, que faz com que o Governo do Estado esteja muito próximo do Trade da Serra Gaúcha, debatendo e fomentando ideias e potencializar novos turistas. O encontro de hoje foi importantíssimo”.  Para o secretário de Turismo Davi Da Rold, “estamos com uma expectativa muito boa de ocupação hoteleira para o 2º semestre e trabalhando forte na captação de feiras, congressos e eventos, para trazermos um volume maior de pessoas para aproveitar o destino turístico Bento Gonçalves e todas as atrações que o trade oferece. É importante ressaltar também que o número de eventos em 2023 é maior que 2022, principalmente no 2º semestre, o que nos traz otimismo”.


MAIS NOTÍCIAS