Educação

Secretaria promove História e Cultura Afro-Brasileiras na escola

Proposta abordou o debate de conhecimentos sobre Educação Antirracista
25/07/2023 Em Bento Gonçalves
Portal Adesso- foto: Divulgação Prefeitura de Bento Gonçalves

     Entre os dias 06 a 20 de julho, a Secretaria de Educação (SMED) promoveu a oficina de prática científica para a pesquisa e produção de conteúdos sobre racismo junto a alunos de escolas da rede pública de ensino. O tema integra as práticas escolares sobre a História e Cultura Afro-Brasileiras. Nesse contexto, a SMED desenvolveu uma proposta sobre o debate de conhecimentos sobre Educação Antirracista.  Os professores Fabiane Sassi Caio e Rafael Zanovelo Perin conduziram as atividades na Sala de Proficiência, fomentando e acompanhando as curiosidades, as pesquisas e as produções para alunos de sétimos e nonos anos.

     Os alunos foram provocados a refletir sobre o tema e a pensar em estratégias de divulgação dos conhecimentos apresentados, criando jogos de tabuleiro e digitais, podcasts, vídeos animados e outros materiais, que poderão ser compartilhados com as escolas da rede. Após, assistiram a vídeos sobre a História e a Cultura Afro-brasileira, debateram as ideias, analisaram dados da população brasileira e “percebemos que existe o racismo institucional, no futebol, no mercado de trabalho, na falta de oportunidades iguais para todos”, ressalta Fabiane.

     Além disso, construíram um jogo de tabuleiro com um livreto explicativo sobre a Cultura Afro-Brasileira; um jogo no Wordwall sobre personalidades negras importantes; outro grupo criou um Podcast com as discussões sobre o racismo no futebol, no mercado de trabalho e outro grupo produziu um vídeo interativo sobre o racismo ambiental. Para a Secretária de Educação Adriane Zorzi "a abordagem de temas voltados à diversidade cultural no ambiente escolar proporciona ao aluno a possibilidade de conhecer e, conhecendo, desenvolver a habilidade de respeitar e compreender a importância de cada um na sociedade".


MAIS NOTÍCIAS