Educação

UCS Municípios impulsiona qualificação de professores

Universidade reuniu de forma on-line síncrona 380 profissionais da Educação Infantil
03/08/2023 Em Bento Gonçalves
Portal Adesso- Foto Divulgação
Anterior Próximo

     Somente no mês de julho, iniciativa promoveu mais de 50 atividades distribuídas entre a Serra Gaúcha, o Litoral Norte, os Campos de Cima da Serra e o Vale do Caí. Para além da formação de professores, nova formatação expande atuação do programa para âmbitos da saúde e da assistência social

     O Programa UCS Municípios promoveu, durante o recesso escolar do mês julho, mais de 50 atividades de formação continuada de professores nas regiões da Serra Gaúcha, Litoral Norte, Campos de Cima da Serra e Vale do Caí. Somente nos dias 28 e 29 de julho, a Universidade reuniu de forma on-line síncrona 380 profissionais da Educação Infantil de 15 escolas de Canela, Tramandaí e Três Cachoeiras que integram a Associação Cidade das Flores. As atividades abarcaram temas como engajamento e conhecimento docente, educação e tecnologia inclusiva, contextos educativos, campos de experiência, projetualidade e ludicidade. O curso continua ao longo do mês de agosto, na modalidade a distância.

     No âmbito da Coordenadoria de Extensão, a iniciativa oferece propostas personalizadas para atender às demandas de formação de instituições, entidades e comunidades escolares. “O Programa UCS Municípios tem identidade e vocação para acolher as demandas das políticas públicas na perspectiva das humanidades, da equidade e da valorização das pessoas que atuam em processos educacionais escolares e não escolares. Essa é mais uma iniciativa que destaca a UCS entre as instituições de Ensino Superior”, contextualiza o coordenador, professor Delcio Agliardi.

     Recentemente, o Programa deu início à formação de professores em Campestre da Serra, de monitores e apoio docente em Guaporé, e promove capacitação a integrantes da 4ª Coordenadoria de Educação a partir de 15 de agosto, no Campus-Sede, para formar 40 multiplicadores com atuação em escolas estaduais de Ensino Fundamental e Ensino Médio. Ainda, a equipe presta assessoria com foco em revisitar os projetos pedagógicos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental ao município de Pinhal da Serra.

     Dentre as novidades no contexto de atuação estarão os Cafés com Formação, programados nos campi da Instituição. A ideia é oportunizar o diálogo com os municípios para valorizar a educação pública, estimular novas práticas e fomentar formações de professores com uma visão contemporânea.




MAIS NOTÍCIAS