Tempo

Cerca de 670 mil pontos estão sem luz no RS

15/10/2015
Correio do Povo

     Pelo menos 670 mil pontos estão sem energia no Rio Grande do Sul na manhã desta quinta-feira. De acordo com a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), 150 equipes trabalham desde a noite dessa quarta para recuperar o abastecimento aos consumidores atingidos pelo temporal na área de concessão da empresa. Os números divulgados indicam que 174 mil clientes atendidos pela companhia ainda estão sem luz, dos quais 110 mil em Porto Alegre, 30 mil em Viamão e 17 mil em Alvorada.

     De acordo com a assessoria de comunicação da CEEE, o fornecimento de energia elétrica deve ser normalizado ao longo do dia, mas não há como ter uma previsão mais precisa uma vez que as pancadas de chuva forte ainda estão ocorrendo na Capital e nas cidades vizinhas. O abastamento de energia foi retomado na estação Menino Deus, que estava desde a noite de quarta-feira desligada.

     O presidente da CEEE, Paulo de Tarso Pinheiro Machado, pede a compreensão dos consumidores que estão acessando o número 08007212333 e não estão conseguindo atendimento. Segundo ele, todas as posições da central de atendimento estão ativas, mas não conseguem dar conta da demanda. Por isso, o dirigente aconselha que os consumidores utilizem o SMS para encaminhar suas reclamações, usando o código 27307, mais a palavra "luz" e o número de instalação, que fica no canto direito da fatura de serviço.

     A prefeitura também alerta para a possibilidade de falta de água, em razão de a Estação de Bombeamento do Menino Deus, que atende 39 bairros, também estar sofrendo com a falta de luz. A recomendação é de que os consumidores economizem água até que o fornecimento de energia elétrica seja restabelecido na região.

     A AES Sul, que atende parte do Interior e Região Metropolitana, tem cerca de 400 mil clientes sem luz, sendo 125 mil na Grande Porto Alegre. Sete linhas de transmissão da empresa foram desligadas devido à queda de torres e cabos partidos. Assim como a RGE, a informa o total de 63 mil consumidores atingidos pela falta de energia elétrica, a AES Sul não tem previsão de regularização do abastecimento.

 

MAIS NOTÍCIAS