Política

Bento Gonçalves busca adesão ao piso nacional da enfermagem

Projeto de lei para complementar salário foi encaminhado para Câmara
21/08/2023 Em Bento Gonçalves
Portal Adesso- Foto Divulgação Prefeitura de Bento Gonçalves

     Na sexta-feira (18), o prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira assinou, junto aos profissionais da UPA, o Projeto de Lei que estabelece o complemento em relação ao piso salarial profissional nacional da área da enfermagem. O projeto tem por objetivo e justificativa a adequação do valor do piso salarial nacional em conformidade com a Lei Federal nº 14.434, de 04 de agosto de 2022. 

     A referida norma jurídica determinou que a União repassaria valores aos Estados e Municípios, os quais devem pagar aos profissionais os valores nos limites repassados pelo Governo Federal. As disposições relativas ao repasse para o pagamento do piso foram definidas na Portaria GM/MS nº 597/2023, de 12 de maio de 2023. O piso salarial nacional foi fixado para um total de 44 horas semanais (máximo constitucional), com proporcionalização para cargas horárias inferiores, eventualmente especificadas em legislação Municipal.

     Neste sentido, esclarece-se que os servidores municipais ocupantes dos cargos de Enfermeiro realizam sua jornada de trabalho pelo período de 20 horas semanais. Deste modo, já atingem o valor mínimo determinado pelo Governo Federal. Portanto, tais profissionais não estão enquadrados no projeto de Lei ora proposto.

     Já os profissionais ocupantes de cargos de provimento efetivo ou contratados temporariamente, Técnicos em Enfermagem e Auxiliares de Enfermagem necessitam de complementação salarial para atingirem o valor mínimo determinado pelo novo piso salarial nacional.

     A carga horária destes profissionais no Município é de 40 horas semanais, e, novamente, destaca-se, que a Lei Federal fixou o piso considerando 44 horas semanais. Logo, em razão da proporcionalidade, os Técnicos em Enfermagem deverão receber complemento na sua remuneração no valor máximo de R$ 798,16 mensais e os Auxiliares de Enfermagem no valor máximo de R$ 790,10 mensais, conforme impacto orçamentário e financeiro favorável apresentado pela Secretaria Municipal de Finanças.

     O Prefeito destacou o compromisso do “Governo Municipal no pagamento do complemento aos profissionais. Nossas equipes técnicas desde o início já realizaram todos os estudos para que tão logo saísse a portaria do Governo Federal encaminhássemos o projeto para apreciação dos Vereadores. Aguardando sempre as determinações judiciais para não prejudicar os profissionais”, disse.

      O projeto de lei foi encaminhado para Câmara de Vereadores e deve ser analisado pelas comissões e logo depois colocado em votação, para posteriormente ser realizado o pagamento.




MAIS NOTÍCIAS