Saúde

Banco ortopédico já tendeu mais de 1,3 mil pessoas em Bento

Empréstimo é gratuito devendo ser devolvido em boas condições
01/09/2023 Em Bento Gonçalves
Portal Adesso- Foto Divulgação Prefeitura de Bento Gonçalves

     A Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (Sedes), juntamente à Coordenadoria de Acessibilidade e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência (CAISPEDE) vem realizando um trabalho essencial para pessoas que sofrem de alguma enfermidade ou patologia física por meio do Banco Ortopédico. Inaugurado no último trimestre de 2021, o Banco Ortopédico empresta equipamentos como cadeiras de rodas adulto e infantil, andadores, muletas, cadeiras de banho e órteses (muletas, bengalas, botas ortopédicas, tala, tipóia, sandália Baruk, comadre, colar cervical, colete torácico e tornozeleira.). 

     Atualmente, aproximadamente 358 aparelhos estão emprestados para tratamento ou mobilidade do paciente. Dentre os mais solicitados, estão as cadeiras de rodas e de banho. Já no caso das órteses, as que mais são emprestadas são as muletas, seguidas das botas ortopédicas. Desde a inauguração do local, em outubro de 2021, foram emprestados mais de 1300 itens. 

     Conforme a coordenadora do CAISPEDE e Banco Ortopédico, Rayane Ribeiro, o espaço tem sido, desde sua criação, muito importante para a comunidade. “O que é muito gratificante para nós, pois podemos auxiliar a todos os que nos procuram, ajudando de alguma forma a amenizar a situação, que em sua maioria, são bem difíceis. Os materiais são emprestados para os nossos munícipes para que possam utilizar em sua recuperação e depois retornam para o banco. Nosso público, em sua maioria, são pessoas em situação de carência ou pacientes que utilizarão por um curto prazo de tempo sem que seja necessário a compra do material”.

     A filha e o genro de Joceane Mota dos Santos sofreram um acidente de trânsito e estão utilizando a cadeira de rodas, cadeira de banho, andador, e, futuramente, vão precisar de muletas. Joceane fala sobre a importância de se ter um Banco Ortopédico.  “A importância desse banco é enorme, principalmente porque quando pedimos fomos prontamente atendidos. Utilizaremos por um bom tempo esses materiais, pois a recuperação deles será demorada devido à gravidade do acidente. Ninguém nos colocou uma data de devolução ou coisa assim, pedimos e fomos muito bem atendidos”.


CAISPEDE – Coordenadoria de Acessibilidade e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência

Endereço: Rua 10 de Novembro, 190 – Sala 02

Telefone: 3055.7416

Horário de atendimento: de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia


MAIS NOTÍCIAS