Geral

Rio atinge 28,95 metros e enchente no Vale do Taquari é a 2ª maior da história

Ponte na divisa de Estrela e Lajeado na BR 386 está interditada. Nível do Taquari continua em elevação
05/09/2023
Portal Adesso - Foto: Grupo A Hora

     Muçum, Encantado, Roca Sales e Arroio do Meio estão sem internet, sem energia e sem telefonia. Ouvintes relatam que força da água no centro de Roca Sales varreu casas e há pessoas desaparecidas. Medição em Lajeado, por meio de régua fixa, nível do Taquari já passa dos 28,9 metros. É a segunda maior marca na história da região. Como a água continua subindo, não se descarta que possa alcançar marca de 1941, quando o rio chegou a 29,92 metros.

     O governador Eduardo Leite está em deslocamento para o Vale do Taquari. Ele vai sobrevoar a microrregião de Encantado. Um dos pontos mais críticos é Roca Sales. A área central, onde nunca houve alagamento, foi atingida por corredeiras fortes.

     O prefeito de Roca Sales, Amilton Fontana,  destacou que o município está ilhado e recomendou que as pessoas saiam rapidamente de suas casas. “Está muito difícil aqui, uma verdadeira tragédia, a água vem subindo num ritmo tão rápido que não tem como as pessoas tirarem os seus pertences. A cada pouco vai trancando um lado, trancando outro. A situação está bem crítica. Eu estou na Avenida principal de Roca Sales e a água está chegando. Então, praticamente, dá pra dizer que é uma enchente maior que a de 2020. Está bem complicado, continua enchendo muito”, explicou o prefeito, Amilton Fontana.

     Fontana recomendou que as pessoas peguem seus documentos, deixem os pertences e saiam de suas casas rapidamente. “Quem conseguiu sair até agora saiu, o restante não tem mais o que fazer, porque começa a não ter mais opção. Então a única coisa que as pessoas podem fazer é sair caminhando, levar os documentos e pegar alguma coisa em mãos, porque não tem mais acesso a caminhão e nem a veículo. Daqui pra frente se a enchente for maior do que está previsto, começa a complicar. 





MAIS NOTÍCIAS