Turismo e Gastronomia

Concurso do Espumante Brasileiro tem recorde de amostras

Mais de 500 inscrições vão participar do evento em Garibaldi
25/09/2023 Em Garibaldi
Portal Adesso- Foto Divulgação

     O Concurso do Espumante Brasileiro chega a sua 13ª edição batendo novos recordes, reunindo o maior número de amostras de sua história e também a maior representatividade de estados. As 505 amostras inscritas vêm da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. 

     Nunca na trajetória do evento haviam sido registrados espumantes elaborados em oito estados diferentes. As degustações acontecem nos dias 27 e 28 de setembro em Garibaldi, Capital Brasileira do Espumante. O jantar de premiação será no dia 29, no Hotel Dall’Onder SKI. 

     Com este cenário, o concurso rompe a barreira das 3 mil amostras nas 13 edições. O incremento em relação a edição anterior, realizada em 2021, é de 19%. Mas o grande destaque é o aumento no número de estados que amplia a possibilidade de avaliar a qualidade do espumante em diferentes terroirs brasileiros. 

     O presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), enólogo Ricardo Morari, comemora a adesão. “Este ano, temos espumantes das Regiões Sul, Sudeste e Nordeste que expressam diferentes terroirs, mostrando a diversidade de estilos que a bebida tem. O Concurso do Espumante Brasileiro é a principal vitrine deste tipo de produto e única a avaliar e premiar exclusivamente espumantes brasileiros”, destaca. 

     Desde 2001, quando foi realizada a 1ª edição, o concurso não parou de crescer. Com expectativa superada, agora a ABE intensifica os trabalhos para a degustação, que seguirá normas internacionais estabelecidas pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). As sessões serão realizadas às cegas no Centro de Eventos do Hotel Dall’Onder SKI com a participação de mais de 50 técnicos, entre eles enólogos, sommeliers e jornalistas especializados, divididos em sete júris. 

     O concurso avalia espumantes naturais, provenientes de uvas vitis viníferas, obtidos a partir dos diferentes métodos, que estejam sendo comercializados normalmente pelas empresas nas categorias: espumantes de segunda fermentação (charmat e tradicional) e espumantes de primeira fermentação (moscatéis). Serão premiados os espumantes melhores classificados por categoria, respeitando o limite de 30% dos inscritos conforme normas internacionais.


MAIS NOTÍCIAS