Turismo e Gastronomia

Luiz Henrique Fitarelli é o Embaixador do Turismo 2023

Distinção foi entregue pela Prefeitura e Comtur de Garibaldi
26/09/2023 Em Garibaldi
Portal Adesso- Foto Edemar Mealho /Prefeitura de Garibaldi

     Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Turismo – celebrado em 27 de setembro – foi realizada a entrega do Prêmio Embaixador do Turismo de Garibaldi 2023. O homenageado desta edição é Luiz Henrique Fitarelli, que recebeu o reconhecimento na segunda-feira (25), em evento realizada na Bodega Dei Frati.

     A homenagem busca prestigiar personalidades, garibaldenses ou não, que atuam na promoção do turismo e das ações do município. Em todas as edições, são apresentados candidatos ao Conselho Municipal de Turismo (Comtur), que escolhe quem receberá a placa comemorativa.

     Na oportunidade, o homenageado também foi presenteado com um sabre e um espumante, objetos-símbolo de Garibaldi.

     O evento de entrega do Prêmio Embaixador/a do Turismo de Garibaldi é uma iniciativa da Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, e do Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

     Luiz Henrique Fitarelli iniciou aos 12 anos sua coleção com objetos pertencentes aos avôs Tercílio Accorsi e Pedro Fitarelli. Com o passar dos anos foi se direcionando para o tema da imigração italiana. Hoje o acervo possui mais de 10 mil itens, que deram origem ao Antiquário Villa Fitarelli e depois ao Parque Museu Etnográfico “Villa Fitarelli” – conjunto temático da colonização italiana.

     O local também serviu de inspiração para diversas produções cinematográficas, dentre filmes e novelas de época, como Decamerão A Comédia do sexo, Além do Tempo e Tempo de Amar, e os comerciais Uma Ponte para Noel, da Coca Cola, em 2015, e o Caçador de Estrelas, da Stella Artois em 2017.

     Além disso, Fitarelli esteve participando do tema de preservação do Patrimônio Histórico de Garibaldi, que foi iniciado na gestão de Ambrósio Chesini e de Sérgio Chesini, e do memorial no Parque da Fenachamp.



MAIS NOTÍCIAS